TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os modelos de produção são técnicas utilizadas no sistema fabril para melhor conduzir as operações realizadas em suas linhas de montagens

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5
  1. PASSO 1

Os modelos de produção são técnicas utilizadas no sistema fabril para melhor conduzir as operações realizadas em suas linhas de montagens. Trata-se de uma estratégia realizada por aqueles que detêm a posse sobre os meios de produção para melhor assegurar uma perfeita sintonia entre os índices de produtividade e lucro no setor secundário.

Pois bem, conforme se extrai da leitura da história da indústria de pneus de São José dos Pinhais, denota-se que o modelo fabril de produção aplicado é o desenvolvido  por Frederick Winslow Taylor, sendo então chamado de Taylorismo e também conhecida como Administração Científica. Esse modelo de produção consiste basicamente, em organizar, por meio de normas rígidas de controle, as tarefas dos trabalhadores, que devem se limitar a realizar uma única função ao longo do processo produtivo.

Contudo, tal modelo de produção apresenta impactos positivos e impactos negativos para uma organização. Senão, vejamos:

  • Vantagens: Conforme observado no modelo produtivo da indústria de pneus, nota-se a busca incansável pela máxima produção com custos baixos. Isso é realmente interessante e vantajoso! A organização e o controle com que a organização conduz a sua produção realmente é um ponto muito positivo e característica notável do modelo de produção desenvolvido por Taylor. A divisão de tarefas de cada trabalhador é muito importante para que a produção atinja os seus objetivos, que é alcançar a liderança do mercado de pneus.

  • Desvantagens: Em relação aos impactos negativos, observamos que o modelo de produção de Taylor não acompanha a realidade em que vivemos, na qual os trabalhadores estão cada vez mais querendo fazer parte da organização, não só executando o seu trabalho repetitivo, colaborando em mais uma fase para produção do produto, mas tendo uma visão geral de onde está, querendo investir para alcançar melhores cargos, melhores salários, enfim, uma posição que lhe dê segurança, estabilidade e principalmente que o fala conhecer a organização como um todo, desde o momento da preparação da matéria-prima, até a fase final do produto. Indústria que não oferecem isso ao trabalhador, infelizmente, tendem a decair, pois não terão pessoas capacitadas para desenvolver suas atividades e principalmente pessoas desmotivas para realização do trabalho.

  1. PASSO

Conforme a leitura extraída do texto apresentado no passo 2, a Seringueira é o nome popular dado a planta do gênero Hevea, família Euphorbiaceae. Natural da região amazônica, a sua variedade Hevea Brasiliensis é a mais importante dentre as onze espécies do gênero e também a de maior capacidade produtiva, destacando-se por produzir látex de melhor qualidade e com um teor propício para a fabricação da borracha. Acredita-se que seu nome tem origem no termo “seringa”, uma referência à forma como é extraído o látex. Além do Brasil, a seringueira é comum na Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Suriname e Guianas.

Dotada de um longo ciclo de vida, a planta desenvolve-se preferencialmente em meio a solos argilosos e férteis da beira de rios e várzeas, que apresentam textura leve, bem drenados e ligeiramente ácidos. É ainda bastante influenciada pela temperatura e a umidade relativa do ar. Recomenda-se que o seu plantio ocorra em solos de textura média e com boa profundidade, evitando-se os terrenos sujeitos a inundações periódicas. As áreas planas são as mais propícias para a implantação e exploração de seringais de cultivo.

Pois bem, disso abstraímos que o látex que é extraído da seringueira é a principal matéria-prima para a produção de borrachas, deste modo é preciso levar em consideração que quanto mais se tem matéria-prima, e de qualidade, mais produtos serão fabricados. Desta feita, faz-se necessário que os produtores, que são quem mais necessitam do látex para fabricar seus pneus e quem mais possuem capacidade financeira, auxiliem os fornecedores com técnicas de preparação da terra, plantio da seringueira e extração do látex, a fim de possam ter uma melhor qualidade e maior quantidade de matéria-prima, além do maior aproveitamento da terra, fazendo desse modo o seu papel social.

Além disso, o incentivo ao melhoramento das técnicas para o plantio da seringueira e extração do látex e a compra desses produtos beneficia os produtores da região, gerando empregos, rendas e o crescimento dos pequenos produtores, haja vista ser a matéria-prima principal para a produção da borracha.

  1. PASSO 3

Prezado (a) diretor:

No mundo globalizado em que vivemos, é comum as pessoas inovarem, criarem, mudar algo que já não está mais dando resultados, enfim, despertar no outro esse desejo conhecer e de possuir algo novo, principalmente quando essa novidade traz grande impacto no dia-a-dia de determinada pessoa. Pensando nisso, nossa organização, que já é tão conceituada no mercado, está inovando seu principal e atualmente, mais vendido produto, que são os pneus. Com base nessa inovação, e cumprindo o meu papel de coordenador de vendas venho até Vossa Senhoria para esclarecer alguns pontos que vão auxiliar a organização na tomada de uma importante decisão, que é buscar meios para aumentar as vendas, mesmo com o acréscimo do preço que essa novo produto vai gerar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com