TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais pontos que você deve considerar quando da preparação do orçamento

Artigo: Os principais pontos que você deve considerar quando da preparação do orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

*CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento tem como objetivo prever os resultados a serem alcançados pela organização. É com ele que a administração inicia o planejamento das metas tais como, a participação no mercado, comercialização de novos produtos ou serviços, faturamento entre outros e define os limites de investimentos, custos e despesas necessários para atingi-las.

Para a elaboração, todas as áreas devem participar, sendo recomendada a discussão dos objetivos com todos os níveis hierárquicos da empresa, buscando integrar e comprometer os colaboradores, pois serão eles os responsáveis pelos resultados almejados.

No entanto, um orçamento está fadado ao insucesso se não considerar os seguintes aspectos:

• ser realista: apresentar objetivos desafiadores e motivadores e que, dentro da visão da empresa, sejam factíveis de serem alcançados.

• ser detalhista: especificar as metas cada uma das etapas do orçamento: Quem é o responsável? Como será feito? Quando?

• ser participativo: envolver os colaboradores chaves no processo de preparação do orçamento e no de definição de metas e de controles do mesmo. Ele deve ser participativo do início ao fim.

• ser controlado: não há finalidade ou benefício na utilização dessa ferramenta se a empresa não tiver condições de monitorar o seu cumprimento, comparando o resultado orçado versus o realizado e buscando justificativas para as variações.

O budget deve ser elaborado alguns meses com antecedência do fim do exercício e passará pelas fases de revisão do orçamento empresarial, definição das diretrizes e metas, planejamento, coleta de informações, elaboração do orçamento por área, consolidação do orçamento anual, discussão com os envolvidos, aprovação, implantação e controle.

Os principais pontos a serem considerados na elaboração do orçamento são: a previsão de vendas, pois é em função dessa variável que serão estimados o volume de produção, a necessidade de mão de obra, estoques, investimentos e outros gastos; os fatores internos: capacidade produtiva e níveis de investimento; e os fatores externos: concorrentes, crescimento do mercado, variações de preços, etc.

Cabe ressaltar que uma das maiores falhas dos orçamentos é que, após um processo rigoroso de elaboração e implementação, a administração não acompanha e nem cobra das áreas o seu cumprimento. Quando bem controlado, um orçamento pode gerar redução de despesas, manutenção dos níveis de endividamento e, em muitos casos, a criação de uma cultura de controle.

Um orçamento tem por princípio prever os volumes de vendas, e conseqüentemente, as quantidades e o momento de adquirir as matérias-primas. Isso permite um melhor planejamento da área de suprimentos, que pode negociar contratos maiores, com entregas parciais, garantindo melhor preço e menos tempo de estocagem, além de permitir o planejamento do volume de produção.

Isso faz a diferença para uma empresa preparada para o mercado, pois a qualquer alteração, todos estão envolvidos, comprometidos e com absoluto controle no negócio.

http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/orcamento-empresarial-ameniza-riscos-de-negocios/39377/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com