TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os usuários das informações contábeis

Por:   •  10/11/2015  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

  • Os usuários das Informações Contábeis são normalmente pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e demais entidades que procuram nessas informações a real situação da organização para tomadas de decisões futuras. Estas informações atenderão as expectativas de dois grupos distintos de pessoas: os usuários internos e os usuários externos.

Os usuários internos são constituídos por sócios, acionistas, proprietários, administradores, diretores e executivos que avaliarão essas informações de modo detalhado e terão base para tomadas de decisão e ações estratégicas para melhor gestão da organização, enfim, pessoas ligadas à administração da empresa e com interesse em proporcionar crescimento da mesma através de bons resultados e refinada gestão.

Os usuários externos por sua vez, são construídos por bancos e capitalistas, estes interessados na situação financeira da empresa objetivando administrar seu capital, e também do governo e economistas governamentais interessados em exercer seu poder na obtenção de arrecadação de impostos, taxas e contribuições diversas. Através destas informações é possível também que o Governo avalie como está à economia do país.

Portanto as Informações Contábeis são de extrema importância para a organização, devendo ser revestida de qualidade e exatidão, pois influenciará diretamente nas decisões, planejamentos e projeções futuras dos usuários internos e externos ás quais são destinadas.

  • A utilização das informações contábeis no dia a dia das empresas é sem dúvida, uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. A contabilidade vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislação tributária comerciais, previdenciária e outras. Através de cálculos contábeis bem aplicados pelos gestores, administradores e contadores são possíveis identificar diversos “ralos” causadores de perca de lucros e danificação do patrimônio da empresa. Podemos citar diversas atividades ligadas á contabilidade, que se forem executadas diariamente em uma organização, poderão fornecer informações de controle para o sucesso da empresa:

Análise gerencial de Venda, onde será possível verificar a lucratividade praticada na venda de determinados produto, ainda nesta tarefa é possível identificar a CURVA ABC dos produtos mais vendidos e que garantem mais de 50% da venda da organização.

O controle de Estoque é uma ferramenta muito importante também, pois nos informará a situação atual do saldo existente, se há itens negativos, se há itens não movimentados a determinado período, se há saldos inexistentes causados por uma escrituração errada de uma nota fiscal.

O Controle Patrimonial através de lançamento de depreciação e controle rígido de movimentação deste patrimônio.

O controle de perdas, consumos, transformações ou transferências também é importante, pois será determinante nas análises de despesas e gasto com colaboradores e empresa.

A gestão de empresas é um processo complexo e muito vasto por isso necessita de uma adequada estrutura de informações concisas e a contabilidade é uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com