TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: DIVIDENDOS

Por:   •  15/10/2018  •  Seminário  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Piauí [pic 1]

Campus Ministro Reis Velloso

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Contabilidade Geral II

Profº: Rita de Cassia

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: DIVIDENDOS

Alunos(as):

Camilla Suzane

Júlio César

Larissa Coutinho

Matheus Malta

Parnaíba- PI , 18 de junho de 2018

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: DIVIDENDOS

O conceito de patrimônio líquido nos que sugere que ele representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. A partir daí podemos observar melhor na sua estrutura a presença dos dividendos que são parte dos lucros da empresa atribuídos aos acionistas, estes necessariamente podem ser ou não financeiros, resultantes de negociações, alianças etc.

Os dividendos podem compensar o preço de uma ação que não esteja a ser muito movimentada, atribuindo aos acionistas um rendimento ou pode-se optar pelo reinvestimento automático do dividendo para comprar mais ações.

No Brasil, a lei 6.404/76 obriga as sociedades a distribuírem pelo menos 25% dos lucros. Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., nesses casos cada empresa possui seu próprio estatuto que determina um período especifico para a distribuição do mesmo de acordo com os interesses da entidade, através da manifestação de seus acionistas.

Todos os acionistas têm direito a receber dividendos na mesma proporção em que participam no capital, salvo algumas exceções, como por exemplo: uma pessoa que detenha ações representativas de 10% do capital social, receberá 10% dos lucros totais da empresa. A mesma sociedade pode pertencer a categorias diferentes e conferir direitos diversos quanto aos dividendos.

Relacionados com a rentabilidade dos investimentos realizados e com as necessidades ditadas pelo crescimento, os dividendos, sofrem alterações conforme a liquidez da empresa, previsibilidade dos lucros, restrições legais, como, falência técnica, reservas obrigatórias e entre outros fatores.

Segundo consta no artigo 202 da lei nº 6.404/76, os acionistas de uma empresa são obrigados a receber de dividendos, em cada exercício, a parcela dos lucros apurados, conforme estabelecido no estatuto social e também em casos de omissão no estatuto social. Tratando-se de sociedade anônima, a Lei determina que a administração deverá propor, na data do balanço, a destinação do resultado, inclusive dividendos, já no caso de sociedades empresárias limitadas, a proposta de destinação de lucro deverá ser estabelecida no contrato social.

Na sua contabilização as sociedades anônimas registram o débito na conta de lucros acumulados, descrita no patrimônio líquido, e o crédito na conta de dividendos propostos, presente no passivo circulante. Nas sociedades limitadas o débito é registrado na conta lucros acumulados, patrimônio líquido, e registrada simultaneamente a credito na conta lucros a pagar, no passivo circulante.

No balanço apresentado podemos observar melhor a estrutura e identificar onde as contas referidas são localizadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (205.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com