TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DAS AGROINDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE MEDIANEIRA: ANÁLISE FINANCEIRA E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

Por:   •  18/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA[pic 1]

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 2]

CAROLINA BELLI BORBA

GABRIEL BRUM DE OLIVEIRA

JULIANE MULLER CORTIVO

LUCAS FELIPE SOARES PEREIRA

PIETRA LAUSCHNER FERNANDES

PERFIL DAS AGROINDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE MEDIANEIRA: ANÁLISE FINANCEIRA E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

Projeto de Extensão III

[pic 3]

Medianeira – PR

2022

CAROLINA BELLI BORBA

GABRIEL BRUM DE OLIVEIRA

JULIANE MULLER CORTIVO

LUCAS FELIPE SOARES PEREIRA

PIETRA LAUSCHNER FERNANDES

PERFIL DAS AGROINDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE MEDIANEIRA: ANÁLISE FINANCEIRA E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

Projeto de Extensão III

Projeto apresentado como requisito parcial para a avaliação da Disciplina de Projeto de Extensão III do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Educacional de Medianeira.

Professor (a): Marcia Alves Chaves, Dr.

Medianeira-PR

Junho – 2022

  1. INTRODUÇÃO

Ao observarmos o decorrer da história de toda humanidade percebemos que existe uma relação específica entre o meio ambiente e o ser humano. Na história vemos que o homem fez da natureza a sua morada e um meio de sobreviver, e essa relação é observada com o gradativo aumento da importância da agricultura em todo o mundo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o Brasil, por possuir terras férteis, extensas e clima propício para a agricultura, é um dos principais produtores e fornecedores mundiais de alimentos, se destacando na produção das culturas como soja, milho, arroz, feijão e cana-de-açúcar. Dentre essas culturas a soja é a commodity mais produzida, representando o maior peso na balança comercial brasileira (MAPA, 2014). Além disso, com base em dados divulgados pela Conab (2015), entre 1990 e 2015, a produção de grãos no Brasil passou de aproximadamente 58 milhões de toneladas para 206,34 milhões de toneladas (estimativas da safra 2014/15), ou seja, aumentou 255,75% neste período de 26 anos, representando um crescimento médio anual da produção de 4,64%. No mesmo período, a área plantada passou de aproximadamente 39 milhões de hectares para uma estimativa de 57,52 milhões de hectares na safra 2014/15, ou seja, aumentou apenas 47,48%, indicando um crescimento médio anual da área plantada de 1,50%. Portanto, percebe-se que representou um enorme ganho de produtividade no uso da terra no período pesquisado, passando de 1,49 toneladas de grãos por hectare em 1990 para 3,59 toneladas em 2015, ou seja, um aumento de 140,93%, com produtividade média de 3,44% ao ano.

Nesse contexto, percebe-se a fundamental importância da agroindústria para a sociedade, já que se destaca na produção de alimentos, distribuição de renda, de terra, além da geração de empregos. Sendo uma das grandes atividades responsável pelo desenvolvimento local de muitas regiões brasileiras. Com as transformações mundiais (modernidade) a agricultura familiar modificou-se. Surgiram novos parâmetros e subdivisões que mudaram o estilo de vida social, econômico, político e ambiental do pequeno produtor, com mudanças nos interesses voltados a terra, família e propriedade, por exemplo.

Atualmente o Brasil conta com, aproximadamente, 4,1 milhões de estabelecimentos rurais que desenvolvem agricultura familiar, envolvendo diretamente em torno de 25 milhões de pessoas. O setor, segundo o MDA, é responsável pela oferta de 70% dos produtos que compõe a cesta básica, ocupa 80% da mão-de-obra rural, responde por 40% do valor bruto da produção agropecuária nacional e obtém em média três vezes mais renda por hectare cultivado. Com essa performance torna-se indispensável para o segmento econômico e social do Brasil. Um dos maiores méritos é que a agricultura familiar é uma forma social reconhecida e legitimada na maioria dos países desenvolvidos, nos quais a estrutura agrária majoritariamente composta por explorações nas quais o trabalho da família assume uma importância decisiva. (TRENTIN, I. C. L. & WESZ JUNIOR, V. J., 2019).

Neste projeto será realizada uma análise de uma agroindústria familiar, produtora de mandioca referente aos aspectos contábeis-financeiros presentes na mesma, onde posteriormente com base nos resultados obtidos com a análise, será realizada orientações e auxílio para melhor organização financeira da agroindústria, já que no geral, os produtores tomam decisões de forma isolada. A formação dos preços das commodities agrícolas não é realizada pelos produtores, sendo eles tomadores de preços (Alves, 1998). Dada a sua atomização, esse mercado opera com características próximas da concorrência perfeita. Logo, o controle dos custos e o aumento da produtividade das lavouras são fatores que determinam a lucratividade da empresa rural.

Não obstante a importância de coletar informações sobre o custo de produção, os métodos contábeis para as atividades agrícolas receberam pouca atenção dos contadores e reguladores em alguns países. Em vez disso, outros desenvolveram ferramentas sofisticadas para a contabilidade específica do setor. Por exemplo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima os custos e retornos de produção anuais para as grandes culturas agrícolas desde 1975. No Canadá, o Farm Level Data Project (FLDP) fornece dados para monitorar as condições financeiras e econômicas nas propriedades rurais. Um componente essencial disso é o Whole Farm Database (WFDB), que integra todos os dados agrícolas disponíveis (físicos e financeiros). (Artuzo, Felipe Dalzotto et al, 2018).

  1. OBJETIVO
  1. Objetivo Geral

Auxiliar pequenos produtores rurais nos aspectos contábeis-financeiros de seu negócio.

  1. Objetivos Específicos
  • Aplicar um questionário para levantamento de informações sobre a questão financeira de sua propriedade;
  • Auxiliar o produtor com materiais (planilhas, cartilhas);
  • Auxiliar o produtor na precificação dos produtos.
  1. JUSTIFICATIVA

Dados do Censo Agropecuário 2017-2018, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), revelam que 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil foram caracterizados como pertencentes à agricultura familiar. A área da agricultura familiar passa por vários debates, ano após ano, em diversas áreas de pesquisa, e com isso, percebe-se a importância dessa para a sociedade, pois se destaca na produção de alimentos, distribuição de renda e também de terra. Além disso, é uma das grandes atividades responsável pelo desenvolvimento local de muitas regiões brasileiras (TRENTIN, I. C. L. & WESZ JUNIOR, V. J., 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (295.5 Kb)   docx (190.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com