TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL E A PERCEPÇÃO DO CONTABILISTA

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE ENSINO

O PERFIL E A PERCEPÇÃO DO CONTABILISTA SOBRE A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL:

Uma análise realizada nos escritórios de contabilidade de Conselheiro Lafaiete-MG 

O PERFIL E A PERCEPÇÃO DO CONTABILISTA SOBRE A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL:

Uma análise realizada nos escritórios de contabilidade de Conselheiro Lafaiete-MG

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de créditos

 

                                                        Orientador:

JUSTIFICATIVA

O presente projeto de pesquisa além de cumprir as exigências pedagógicas da disciplina de Metodologia Científica do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete analisará com primazia o perfil e a percepção do contabilista sobre a escrituração contábil, ressaltando este estudo nos escritórios de contabilidade da cidade de Conselheiro Lafaiete – MG.

Neste âmbito a discussão será permeada pelo surgimento da contabilidade desde as reminiscências arcaicas até os dias contemporâneos. Conforme menciona, Cruz e Silva (2001), o desenvolvimento da contabilidade em toda a sua história esteve intimidamente ligada ao desenvolvimento econômico e as transformações sociopolíticas e socioculturais experimentadas em cada época. O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo em que as atividades econômicas foram-se tornando mais complexas.

No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo à medida que o mercantilismo se proliferava país afora. Com a chegada da globalização e a consequente expansão da contabilidade internacional emergiu a necessidade de uniformizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários não só do Brasil como de outros países (RIBEIRO, 2010).

A função do contabilista desdobrou-se nas mesmas proporções da contabilidade. O contador de hoje não é mais um simples registrador de operações comerciais e a presença desse profissional é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações (COTRIN, 2012). Assim, o contabilista moderno deve estar constantemente à procura de aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças e se adaptar às novas realidades. Sendo assim, a escolha do tema esta intrinsecamente ligada a esta percepção. Pois, a análise que se propõe, permitirá a inserção no espaço sócio ocupacional do contabilista, possibilitará presenciar o funcionamento e importância da escrituração contábil para os escritórios e consequentemente uma aproximação técnica do seu perfil e percepção para avaliar a relevância dos serviços executados.  

Para alcançar o seu principal objetivo a contabilidade utiliza-se das técnicas de Escrituração, elaboração das Demonstrações Contábeis, a Análise de Balanços e a Auditoria.

A Escrituração segundo Ribeiro (2010), trata-se de uma técnica contábil que consiste no registro em livros próprios, sendo os principais livros o Diário e o Razão, onde serão registrados os fatos e atos administrativos que ocorrem das atividades de uma entidade. Esses fatos contábeis devem ser registrados por seus aspectos qualitativos e quantitativos, com a finalidade de controle do patrimônio, da apuração do resultado do exercício e a prestação de informações aos usuários das informações contábeis.

Para a Contabilidade a abordagem desse tema é imprescindível, pois tem como premissa evidenciar os antagonismos que norteiam as práticas contabilistas dentro dos escritórios de contabilidade. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuirão, também, para o debate acadêmico, pois a abordagem do tema busca delinear o perfil e a percepção do contabilista sobre a importância da escrituração contábil.

Este estudo, portanto se justifica, visando por meio da pesquisa bibliográfica, na legislação específica, conhecer a percepção do contabilista e o perfil do profissional que realiza a escrituração contábil, verificando se na prática a escrituração contábil se harmoniza com as normas de contabilidade e como esta técnica poderia influenciar na informação contábil, espera-se contribuir para outras discussões no intuito aprimorar a execução dessa técnica, considerando sempre o principal papel da contabilidade: fornecer informações que sejam úteis para a tomada de decisões.

SITUAÇÃO PROBLEMA

Qual o perfil e a percepção do contabilista sobre a escrituração contábil, dentro dos escritórios de contabilidade de Conselheiro Lafaiete-MG?

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Analisar o perfil e a percepção do contabilista sobre a escrituração contábil dentro dos escritórios de contabilidade de Conselheiro Lafaiete-MG.

Objetivos Específicos:

  • Delinear o perfil profissional dos contadores;
  • Esboçar a percepção dos contadores sobre a importância da escrituração contábil;
  • Verificar se na prática a escrituração se harmoniza com as normas de contabilidade no intuito de mostrar se a escrituração poderia influenciar à informação contábil.

REFERENCIAL TEÓRICO

A biografia da contabilidade é tão ancestral quanto à própria história da civilização e seu surgimento está ligado as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Sua origem está veemente conectada a necessidade de registros do comércio. Neste âmbito, à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com