TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERÍCIA CONTÁBIL: LACUNAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PERITO ATUANTE EM CÁLCULOS DE AÇÕES JUDICIAIS TRABALHISTAS

Por:   •  23/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIANA DOS SANTOS SILVA

PERÍCIA CONTÁBIL:

LACUNAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PERITO ATUANTE EM CÁLCULOS DE AÇÕES JUDICIAIS TRABALHISTAS

SALVADOR

2019

MARIANA DOS SANTOS SILVA

PERÍCIA CONTÁBIL:

LACUNAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PERITO ATUANTE EM CÁLCULOS DE AÇÕES JUDICIAIS TRABALHISTAS

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade.

Orientadora: Profª. Elisabeth Freitas de Araújo

SALVADOR

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Problema de Pesquisa        5

        1.2 Objetivos        5

              1.2.1 Objetivo Geral        5

              1.2.2 Objetivos Específicos        5

1.3 Justificativa        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

3 METODOLOGIA        6

4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        7

REFERÊNCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. (NBC TP 01, 2009).

A perícia é um ramo da contabilidade que necessita de constante aprimoramento e que vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade no âmbito jurídico, em especial, o trabalhista, principalmente após a reforma sancionada em 2017, quando houve aumento do número de ações conforme indicou pesquisa da revista online Consultor Jurídico em 2019.

Enquanto em primeira instância o número de processos novos caiu mais de 30%, nos cinco tribunais regionais do trabalho de grande porte houve aumento na demanda. O TRT da 15ª Região (Campinas-SP) foi o que registrou o maior aumento, 18%.

A redução de litígios já era esperada por causa da reforma trabalhista, que completou um ano em 2018. Entretanto, o reflexo dessa redução na origem ainda não foi sentido nas demais instâncias. Além dos TRTs, também houve aumento no TST.

Para a presidente do TRT-15, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, esse aumento em segundo grau já era esperado. Isso porque, pouco antes da reforma entrar em vigor, houve um boom nas ações. Segundo ela, somente na sua corte o número de reclamações trabalhistas, nos 40 dias que antecederam a entrada em vigor da reforma, subiu de 5,5 mil por semana para cerca de 20 mil. (PAULO, M. F., 2019)

Neste sentido, o perito é contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para elaborar laudos e cálculos sobre um determinado caso, sendo então essencial para a solução de litígios na Justiça e também em casos de perícia extrajudicial. A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de contabilidade de sua jurisdição. As perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais se caracterizam como uma das atribuições privativas dos contabilistas, conforme Resolução CFC nº 560 de 28 de outubro de 1983.

No entanto, tal norma nem sempre é respeitada, e neste trabalho pretende-se investigar as lacunas na formação destes peritos, e também, proceder uma quantificação aproximada dos atuais índices de irregularidade em Salvador e Região Metropolitana

1.1 Problema de Pesquisa

Quais as lacunas existentes na formação de peritos que atuam na confecção de cálculos e laudos trabalhistas de ações judiciais?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Identificar as lacunas existentes na formação de peritos que atuam na confecção de cálculos e laudos trabalhistas de ações judiciais

1.2.2 Objetivos Específicos

  1. Pesquisar sobre a atual situação quanto à formação de peritos atuantes em cálculos trabalhistas em Salvador e Região Metropolitana;
  2. Identificar os impasses para a formação adequada dos profissionais atuantes em perícia.

1.3 Justificativa

Dada a situação econômica precária do Brasil, a perspectiva é de que cada vez mais haja conflitos de cunho trabalhista; e a justiça do trabalho é de fundamental importância no sentido de amparar o operário no momento que necessitar recorrer aos seus direitos.  A fase de execução, geralmente quando ocorre a elaboração de cálculos liquidando sentenças, se caracteriza como uma das mais relevantes dentro da ação, onde são calculadas as diversas verbas referentes aos ganhos dos trabalhadores que representam, ao final, a materialização da decisão do juiz.

A prática dos cálculos trabalhistas é delegada a peritos, que, muitas vezes não são formados em Contabilidade e, consequentemente, não possuem registro no CRC; o que é indevido, visto que tal atividade é privativa do contador, conforme determinado pela Resolução CFC 560 de 28 de outubro de 1983. A de falta de domínio sobre os cálculos pode prejudicar uma ação proposta e, consequentemente, algumas das partes interessadas na ação.

O presente trabalho se justifica pela necessidade de se conhecer a importância do cumprimento da norma reguladora no que tange a esta profissão contábil.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

        A perícia é um ramo da contabilidade bastante popular, mas que também pode ser aplicada a outras áreas de diferentes formas, como por exemplo, na medicina, em investigações policiais e outras demandas judicias. Existe desde o momento em que o ser humano formou as primeiras sociedades.

        Segundo Sá (2002, p. 13):

São muito antigas as manifestações de verificações sobre a verdade dos fatos, buscadas por meios contábeis e elas já se manifestavam entre os sumérios-babilônios; com o evoluir do conhecimento, a técnica de verificar para fazer prova de eventos transformou-se em uma tecnologia, compatível com os grandes progressos, também, da informação (hoje, em expressivo volume, por computação eletrônica de dados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com