TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II UNIP - RH

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO / 2020

Nº.

NOME

RA

1

Mirella Oliveira Cruz

2063871

INTRODUÇÃO

Esse projeto integrado multidisciplinar tem por objetivo mostrar de forma clara e objetiva a organização de uma empresa, ressaltando a forma como a mesma encontra-se inserida no mercado; e proporciona de maneira prática os conhecimentos teóricos adquiridos colaborando no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido destacamos a empresa Vivo, umas das maiores companhias de telecomunicações no mundo, com presença em 17 países da Europa e América Latina, com mais de 1,5 milhão de acionistas diretos e ações cotadas nas principais bolsas internacionais.

Fundada no Brasil em 1998, quando a Telesp – Companhia Estatal de Telecomunicações do Sistema Telebrás – foi privatizada e adquirida pela Telefônica, da Espanha, constituindo a Telefônica Brasil.

Inicialmente ofereciam apenas telefonia fixa no estado de São Paulo, seu portfólio começou a crescer a partir de 2007, quando firmou parceria coma TVA para também oferecer os serviços de TV. Em 2002, a TVA foi incorporada à empresa.

Sendo referência de telecomunicações em São Paulo e seguindo a sua trajetória de expansão nos anos seguintes, em 2010 adquiriram as ações da Vivo que pertenciam à Portugal Telecom, se tornando líder do mercado de telecomunicações do Brasil. Em 2012, VIVO passou a ser a sua marca comercial em todo Brasil, oferecendo telefonia fixa e móvel, banda larga e Tv por assinatura. Na Espanha e países de língua espanhola utilizam a marca Movistar e no Reino Unido O2.

Em 2015, adquiriram a GVT, reforçando a sua oferta de rede fixa fora do estado de São Paulo. Já em 2017, integraram o Terra Brasil à Telefônica Data, sua subsidiária integral. Este foi mais um passo no processo de transformação digital, com objetivo de aumentar a eficiência das empresas e gerar mais benefícios para seus clientes.

Atualmente conectamos cerca de 344 milhões de acessos em internet e telefonia móvel e fixa, além de TV por assinatura no mundo. Referência em telefonia móvel 4G e na banda larga fixa de ultra velocidade, oferecemos inúmeros aplicativos online que tornam a vida das pessoas mais fácil e divertida.

  1. ECONOMIA E MERCADO

            Guimarães e Gonçalves (2010, p. 184 apud MANZALLI, 2018) indicam:

Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos das sociedades são alocados tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, firmas etc. [...] é a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações.

Ou seja, a economia se correlaciona com várias outras áreas de estudo: geografia, política, agronomia, psicologia, ciências sociais, entre várias outras, com o intuito de satisfazer as necessidades dos indivíduos.

A seguir iremos analisar como a história e acontecimentos políticos e econômicos influenciam diretamente nas ações da empresa, bem como apresentamos alguns conceitos presentes na ciência econômica.

A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil nos anos 1970, foi um dos marcos no processo de organização do território nacional ( … ) Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, á fibra ótica e a internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre a separação física ou material das atividades e os comandos dessas atividades. Houve, desde tempos remotos, o sonho e a necessidade da comunicação á distância entre os homens. Um dia sem assistir á TV para muitas pessoas é suficiente para perceber o quanto ela é importante. A TV é uma comunicação de um para muitos. Já telefone é diferente: mesmo a distância permite um contato mais direto, pois é uma comunicação de um para um. Já a internet permite, segundo essa linha de pensamento, a comunicação de muitos com muitos.

As atividades do governo brasileiro exercem influência significativa sobre as atividades de qualquer tipo de empresa atualmente instalada no país. Isso se dá devido às altas taxas e impostos cobrados, pela variação da inflação e por políticas que podem acabar prejudicando os negócios da empresa, bem como o preço das ações da mesma no mercado.

As atividades do governo brasileiro exercem influência significativa sobre as atividades de qualquer tipo de empresa atualmente instalada no país. Isso se dá devido às altas taxas e impostos cobrados, pela variação da inflação e por políticas que podem acabar prejudicando os negócios da empresa, bem como o preço das ações da mesma no mercado.

A Telefônica Brasil (Vivo) divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre do ano. Apesar da influência do cenário econômico, afetado pelas medidas de isolamento social para conter a pandemia de Corona vírus no país, a operadora celebra o "expressivo crescimento" nos serviços em fibra e no pós-pago móvel. A Vivo, que atualizou seu App para serviços corporativos, lidera em ambos os segmentos.

Em números, a Vivo cresceu 6,6% em banda larga, impulsionada pelos ganhos em fibra, que aumentaram 43,3% quando comparados ao primeiro trimestre de 2019. O volume de acessos por fibra também manteve a trajetória positiva e encerrou o trimestre com alta de 30,4%. A operadora conta com 2,7 milhões de clientes no segmento.

Já em telefonia móvel, os acessos cresceram 1,7%, e o Market Share chegou a 33% registrado em março de 2020. Ou seja, um a cada três usuários conta com serviços da operadora. Os planos pós-pagos móveis mostraram crescimento de 6,6% em acessos, com Market Share de 39%. A Vivo segue líder em terminais 4G, com 32% do mercado brasileiro.

Gráfico 1.  

[pic 2]

Gráfico 2.

[pic 3]

  1. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Primeiramente, é importante definir o que são recursos: um recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo (MARTINS, 2006 apud CAVALEIRO, 2011). Esses recursos devem ser administrados de acordo a minimizar as perdas e maximizar os lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (383.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com