TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II UNIP RH - MATEMATICA APLICADA, RECURSOS MATERIAIS E ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  11/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP


ADRIANA TAVARES DA CUNHA – RA 2067758

CAMILA AMORIM LIMA – RA 2071523

CAROLINE FREITAS – RA 2073385

JULIANA BEZERRA DE MELO – RA 2069738

KAREN CRISTINA COSTA DOS SANTOS – RA 2056738

VALÉRIA CRISTINA GRILLETTE – RA 2073678

ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

ESTUDO DE CASO: NATURA S/A

SÃO PAULO

2020

ADRIANA TAVARES DA CUNHA –RA 2067758

CAMILA AMORIM LIMA – RA 2071523

CAROLINE FREITAS – RA 2073385

JULIANA BEZERRA DE MELO – RA 2069738

KAREN CRISTINA COSTA DOS SANTOS – RA 2056738

VALÉRIA CRISTINA GRILLETTE – RA 2073678

ANÁLISE DE CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA E MERCADO, MATEMÁTICA APLICADA E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

ESTUDO DE CASO: NATURA S/A

Projeto Integrado Multidisciplinar II para avaliação do item ‘Trabalho’ do curso superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos, da Universidade Paulista – UNIP Orientador: Mauro Trumbianelli.

SÃO PAULO

2020

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO............................................................3

 

2. DESENVOLVIMENTO................................................3

2.1 ECONOMIA E MERCADO ......................................3

 

2.2 OFERTA, DEMANDA, MICROECONOMIA E MACROECONOMIA......................................................4

 

2.3 QUANTIDADE DE CONCORRENTES....................4

 

3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.............................................................5

 

3.1 RECURSOS UTILIZADOS......................................5

 

3.2 GESTÃO DE ESTOQUE.........................................6

 

4. MATEMÁTICA APLICADA.........................................6

 

4.1 FUNÇÃO DE CUSTO ..............................................7

4.2 FUNÇÃO DE RECEITA............................................8

4.3 FUNÇÃO DE LUCRO..............................................8

CONCLUSÃO..........................................................8

 

REFERÊNCIAS .................

  1. INTRODUÇÃO

Fundada em 1969 na cidade de São Paulo, a Natura iniciou sua história no mercado brasileiro, no setor de perfumaria e cosméticos. Posteriormente, em 1974 a empresa deixou de ofertar seus produtos em lojas e adquiriu á venda direta. Sua expansão prosseguiu de maneira acelerada e em 1994, alcançou o exterior começando na Argentina e Peru, países nos quais estabeleceu centros de distribuição e trabalhou na formação de consultoras. Novos negócios seriam acrescentados com a aquisição, em 1999, da Flora Medicinal, tradicional fabricante nacional de fitoterápicos. A empresa iniciou uma fase de infra-estrutura e capacitação no ano de 2000, com a construção do Espaço Natura um centro próprio de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, deixando de terceirizar algumas funções.

 O objetivo era consolidar a qualidade de seus processos e produtos na indústria cosmética e alcançar a classe mundial, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os públicos. A política de qualidade da Natura, define diretrizes para monitorar e promover a melhoria contínua e necessária ao desenvolvimento dos negócios. A empresa está presente em 7 países da América Latina e na França, e conta com uma rede com mais de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

O projeto tem como objetivo identificar e analisar os métodos que a organização emprega para gerenciar seus variados processos que compõe sua cadeia de negócios, utilizando-se da metodologia de estudo de caso, desta forma, os conteúdos teóricos aprendidos durante o bimestre poderão relacionar-se de forma prática através da análise de dados coletados disponíveis sobre a empresa, em sua maioria públicos. A escolha da empresa teve como base a sua grande relevância no cenário nacional, sendo uma das mais bem sucedidas do seu ramo.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ECONOMIA E MERCADO

Economia e Mercado é uma disciplina que visa estudar o âmbito da economia. Os objetos de estudo podem ser agentes econômicos de iniciativa privada ou pública, ademais a maior parte das empresas são de iniciativas privada. As estratégias financeiras e de funcionamento da empresa são um dos itens a serem avaliados.

Outros campos da disciplina são a análise das estratégias de uma empresa para a tomada de decisões diante dos recursos escassos visando a produção, distribuição e comercialização de seus produtos e serviços.

2.2 OFERTA, DEMANDA, MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

As consultoras da Natura S/A têm a possibilidade de realizar diversas vendas  no transcorrer dos ciclos, desde que, elas alcancem no mínimo 80 pontos, o que tem sido sempre muito simples de conseguir, devido a demanda de produtos.

Ainda, cumpre esclarecer que tem aumentado cada vez mais a procura pela marca, pela excelente qualidade de seus produtos, e custo benefício tanto para os seus fornecedores quanto para o cliente final.

Por oportuno, o que se vê é que por meio da abordagem microeconômica, ou seja, há análises e diversos estudos do comportamento individual e particular e por fim da economia, onde são originados os preços finais das mercadorias visando atingir o que os clientes estão preparados a pagar.

Portanto, em análise minuciosa à empresa, vê-se que também se virtual levar-se em consideração a macroeconomia, que visa o estudo da economia em total por meio de exames de renda e produtos, bem como, com níveis de preços, emprego/desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Ante isso, a macroeconomia dispõe de determinadas metas e dentro delas estão majorar a condição de empregos, disseminar renda e desenvolver a economia e dentre um desses fatores a NATURA vem alcançando ampla participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com