TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ÍNDICES CONTÁBEIS PARA ANALISAR INVESTIMENTO EM AÇÕES

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

PRINCIPAIS ÍNDICES CONTÁBEIS PARA ANALISAR INVESTIMENTO EM AÇÕES

Natiele Vieira dos Santos

Matrícula: 01469376

Ciências Contábeis

O processo de análise de investimento é determinante para o sucesso do investidor e de acordo com Debastiani e Russo (2008, p. 13), “para viabilizar a escolha mais adequada do ativo no qual o investidor irá depositar seus recursos por um longo período, torna-se necessário analisar inúmeros fatores que podem influenciar a valorização dos ativos disponíveis no mercado”. Dessa forma a análise investimento é indispensável para a tomada de decisão.

Nesse processo a contabilidade disponibiliza informações que possibilitam que os investidores realizem diversas análises para tomada de decisão. Blatt (2001, p. 16) afirma que, “a contabilidade é o processo de identificar, medir e comunicar informações econômicas e financeiras para permitir julgamentos e decisões adequados pelos usuários das informações”.

Para a análise de investimentos em ações os investidores utilizam um importante instrumento que é análise fundamentalista que segundo PINHEIRO, (2005, p. 223) é “o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor, e assim formular uma recomendação de investimento.”

Para avaliar o valor de uma empresa bem projetar seus resultados futuros, os investidores utilizam comumente alguns indicadores de rentabilidade, liquidez, endividamento entre outros, que veremos a seguir alguns desses indicadores.

  • Análise vertical: Segundo Debastiani e Russo (2008, p. 73) “a análise vertical permite observar qual a participação de cada linha do ativo no ativo total”. Por meio dela é possível analisar a evolução por períodos e projetar a evolução para períodos futuros.

     Formula: A.V = (subconta / conta totalizadora) x 100

  • Análise horizontal: Debastiani e Russo (2008, p. 73), conclui que a análise horizontal avalia a evolução das linhas no decorrer do tempo demonstrando a variação entre os exercícios demonstrados.

Formula: A.H= (novo valor – valor original / valor original) X100.

  • Rentabilidade do Patrimônio Líquido (ROE): É um indicador de rentabilidade que de acordo com MATARAZZO, (2003, p. 152) o resultado apresenta “quanto a empresa obtém de lucro para cada $ 100 de capital próprio investido, em média, no exercício”

Formula: ROE = (Resultado líquido /Patrimônio líquido) x100

  • Lucro por Ação (LPA): É um indicador de rentabilidade que Debastiani e Russo (2008, p. 88), afirma que “Representa quanto do lucro da empresa cabe a cada ação”. Esse indicador permite avaliar se o lucro obtido para cada ação está diminuindo ou aumentando. Quando esse índice aumenta significa que as ações estão ganhando valor e o lucro para cada ação está aumentando. Quando esse indicador diminui, significa que a ação está pendendo valor e logo o retorno esperado será menor.

Formula: LPA= (Lucro líquido / quantidade de ações.)

  • Margem Líquida: É um indicador de rentabilidade apropriado para avaliar empresas do mesmo ramo. Quanto maior for o percentual desse indicador melhor é a situação do negócio. Uma margem líquida alta significa que a empresa converte uma parte considerável da receita em lucro líquido e quando essa margem é baixa significa que qualquer evento fora do planejado pode comprometer os lucros dos negócios A interpretação do resultado indica “quanto a empresa obtém de lucro para cada $ 100 vendidos.” (MATARAZZO, 2003, p. 152).

Formula: ML= (Resultado Líquido/ Receita Operacional Líquida) x 100

  • Índice de Liquidez Geral:  Debastiani e Russo (2008, p. 73) afirmam que “É uma visão ampliada da capacidade de liquidez da empresa, uma vez que se expande para os ativos e passivos de longo prazo”.

Fórmula: LG= (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / Passivo (Circulante + Passivo Exigível a Longo Prazo)

  • (CT/ET) Relação entre Capital de Terceiros e Exigível Total: É um indicador de endividamento que monstra o nível de dependência financeira de capital de terceiros de uma empresa. De acordo com Assaf Neto, (2003, p.111) “mede a porcentagem dos recursos totais de uma empresa que se encontra financiada por capital de terceiros.”.

Formula: CT/TE = (Capitais de Terceiros / Exigível Total (CT+PL)) x 100

        Para a realização de uma avaliação ampla e completa de um cenário para investimento, é necessário realizar a combinação de diversos indicadores que mensuram a situação econômica e financeira da empresa. Dessa forma não se deve utilizar apenas a análise de um indicador para a tomada de descrição.

Referencias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com