TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATPS Consiste Em Analisar Os Riscos E Os Impactos Da Desvalorização Da Moeda Em Relação A Taxas Da Inflação, Sobre Os Temas Tratados Em Aula, Com Foco Na Análise De Investimentos, Potencializando O Conhecimento Em Elaborar O Controle Administrati

Ensaios: A ATPS Consiste Em Analisar Os Riscos E Os Impactos Da Desvalorização Da Moeda Em Relação A Taxas Da Inflação, Sobre Os Temas Tratados Em Aula, Com Foco Na Análise De Investimentos, Potencializando O Conhecimento Em Elaborar O Controle Administrati. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  5.601 Palavras (23 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 23

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

MATEMÁTICA-FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Conceitos Fundamentais Matematica Financeira 5

3. Regime de Capitalização Juros Simples 6

3. Regime de Capitalização Juros Composto 7

4. Utilização da HP-12C em Cálculos na Área de Administração 8

5. Funções HP 12C 9

5.1 Conceitos de Séries de Pagamentos Uniformes Postecipados 10

6. Modelos Matemáticos para Sequência Postecipados 11

6.1 Conceitos de Séries de Pagamentos Uniforme Antecipados 12

6.Conceito de Amortização de Emprestimos 13

6.Principais Sistemas de Amortização 14

7. Empréstimo 15

8. Classificação dos Empréstimos 16

8. Conclusão 17

8. Etapa 1 Caso A 18

8. Etapa 1 Caso B 19

9. Etapa 2 Caso A 20

9. Etapa 2 Caso B 21

10. Etapa 3 Caso A 22

11. Etapa 3 Caso B 23

12. Etapa 4 Caso A e B 24

13. Resolução Etapa 1 Caso A e B 25

14. Resolução Etapa 2 Caso A 26

15. Resolução Etapa 2 Caso B 27

13. Resolução Etapa 3 Caso A 28

14. Resolução Etapa 3 Caso B 29

15. Resolução Etapa 4 Caso A 30

15. Resolução Etapa 4 Caso B 31

15. Bibliografia 32

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a importância da matemática financeira utilizando-se a calculadora HP 12C como um instrumento preciso para cálculos diversos na área financeira e administrativa como também no dia-dia para cálculos diversos.

A aceleração do processo de globalização econômica alterou profunda, positiva e potencialmente o cenário econômico-financeiro do mundo.

Atualmente, os abalos e as oscilações inesperados e imprevisíveis do mercado de capitais têm exigido dos profissionais da área da administração e da gestão financeira, diversificados e elevados conhecimentos e perspicácias das aplicações de Matemática Financeira, por ser uma ferramenta essencial e indispensável para a operacionalização e gerenciamento de economicidade, efetividade, eficácia e eficiência das empresas ou organizações de grande, médio e pequeno aspecto físico (porte).

Conceitos fundamentais de Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composto.

A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo, foi desenvolvida para resolver uma serie de complicações que nasceu com a economia que passou de uma simples troca de mercadorias, para uma rede mundial de importações, compras e sistemas monetários, a forma como se organiza todo esse sistema também precisou se aprimorar a matemática passou do nível básico, em que as quatro operações resolviam todos os problemas diários para uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo empregando procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.

A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias. como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. Sendo utilizada também para pessoas que não necessariamente utilizam ou trabalham com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artifício da matemática financeira, ao conhecermos um pouco mais dos conceitos e benefícios que nos trás no dia a dia, podemos apreciar a extrema importância e os benefícios a nós oferecidos por meio de suas fórmulas. O uso das técnicas da matemática financeira nos permite conhecer o custo e o retorno das operações, o que nos permite tomar conhecimento concreto para programarmos a vida financeira das organizações ou de pessoas físicas.

Regime de Capitalização Juros Simples

Os termos e conceitos usados nessa área são: Juros, capital, saldo, pagamento, parcela.

Juros: É uma taxa cobrada por um empréstimo. Essa taxa pode variar de acordo com o tempo em que se demora em fazer o pagamento da quantia emprestada.

Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

Juros Simples: No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, conseqüentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros.

Juros Simples Comerciais ou Ordinários Bancários: Nos juros simples comerciais ou ordinários, para estabelecer a conformidade entre a taxa e o período utilizam-se o ano comercial. Logo, em juros comerciais todos os meses têm 30 dias e o ano têm 360 dias, não importando o calendário civil.

Juros Simples Exatos: Já os juros simples exatos apóiam-se no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com