TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS FATORES DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

O investidor é a pessoa (física ou jurídica) que pretende fazer aplicação de seus recursos visando resultados, normalmente positivos, no curto, médio ou longo prazo.

Por tal conceito, verifica-se que o investidor é uma pessoa que deseja guardar seus recursos buscando a melhor rentabilidade possível, porém, sujeito aos riscos da escolha de seus investimentos.

Há vários tipos de investidores, dentre eles os mais conservadores, como também os mais arrojados, de semelhante modo tem-se os investidores de pequeno porte, que “guardam” suas economias, como também há investidores de grande porte.

Para que um investidor seja considerado qualificado este deverá ter, no mínimo, aplicados R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e adicionalmente ter atestado escrito de tal condição.

O investimento, por sua vez, é o capital aplicado na busca de aumento da capacidade produtiva, através do qual se busca que a taxa de lucro seja igual ou superior à taxa de juros.

O investimento pode ser bruto, no qual são considerados todos os gatos na aquisição de bens de capital e formação de estoque. Ou, ainda, o investimento pode ser líquido, no qual não são consideradas as despesas com manutenção e reposição de peças, medindo precisamente o crescimento da economia.

Noutro giro, investimento pode ser consideradas as aplicações financeiras (papéis, títulos, etc).

Assim, a pessoa pode ou não fazer investimentos com seu dinheiro. Mas optando por fazê-lo terá estar ciente de alguns cuidados que deverá ter, dentre eles a rentabilidade, as oportunidades, a liquidez e os riscos.

Nesta esteia, deve-se considerar que a rentabilidade decorre da combinação de alguns fatores, quais sejam: os fatores operacionais e a natureza financeira. Tais fatores influenciarão diretamente no percentual do valor da remuneração do capital investido. Tal rentabilidade é auferível entre o valor inicial e o valor final obtido.

A rentabilidade, para ser aferida, leva em conta alguns circunstâncias de parâmetro. Assim a rentabilidade pode ser considerada de forma absoluta (valor inicial X valor final) e/ou de forma comparada (rentabilidade relativa ou benchmark).

A rentabilidade relativa é auferível através de um parâmetro, ou seja, em comparação entre fundos ou investimentos. Em geral, o objetivo dos investimentos é superar o seu benchmark.

Ademais, deve-se considerar o histórico de rentabilidade do fundo. Claro que a rentabilidade pretérita não significa que será a rentabilidade futura, mas é um bom parâmetro a ser considerado.

Além da rentabilidade, também deve ser considerado o custo do investimento. Este está relacionado as oportunidades que serão renunciadas para que o investimento seja feito, encontra-se ligado às questões operacionais, custos embutidos, custos contábeis e custos ambientais.

Nesta mesma linha, no momento de escolher um investimento, além da rentabilidade e dos riscos, a liquidez é um importante aspecto a se considerar.

Liquidez é um conceito que vem da economia e considera a facilidade com que um ativo pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com