TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA SUPERVISIONADA: CONTABILIZAÇÃO DA EMPRESA AXIS COMERCIAL

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRÁTICA SUPERVISIONADA:

CONTABILIZAÇÃO DA EMPRESA AXIS COMERCIAL

SANTANA DE PARNAÍBA

2015

Douglas Borges de Oliveira – RA: C15CDC-8

Edivania Moraes de Andrade – RA: C145AD-4

Felipe Henrique dos Santos Andrade – RA: C1807C-3

Joice de Oliveira Santana – RA: C124HJ-7

Ingrid da Silva Araujo – RA: C227641

Pietro Giovannini – RA: T24452-8

PRÁTICA SUPERVISIONADA:

CONTABILIZAÇÃO DA EMPRESA AXIS COMERCIAL

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para avaliação do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob Orientação da professora Luci.

SANTANA DE PARNAÍBA

2015

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo prático e aplicações de fatos contábeis de uma empresa fictícia (no caso Axis Comercial) fazendo uso de um sistema contábil de cunho acadêmico, o Contmatic. Além da criação da empresa, como seu foco de venda, produtos, este trabalho visa a geração do Livro Diário, Livro Razão, Balancete de Verificaçao, e por fim, apresentar o Balanço Patrimonial e a Demonstração do resultado do Exercício. Num momento final, irá ser discutido as formas de controle de estoque (PEPS, UEPS e custo médio) e quais as suas vantagens e desvantagens, levando a uma conclusão de qual o melhor método dentro das leis vigentes no Brasil.

Palavras-Chave: ficha de estoque; Contmatic; fatos contábeis.

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Classificação dos tipos de empresas de acordo com a receita bruta anual segundo BNDES                                                                                                                                          

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Logotipo da Contimatic

Figura 2 – Logotipo do Axis

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Identificação da Empresa

Transações

Livro Diário

Livro Razão

Balancete

RE-Encerramento

DRE

Balanço Patrimonial

REFERÊNCIAS

ANEXOS

Formulário de Composição da Equipe

Fichas Indviduais


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do primeiro semestre de 2015 pela turma de Ciências Contábeis da Universidade Paulista de Alphaville fazendo uso de experiências embasadas na realidade e voltadas a situações práticas, que serão vistas através de uma análise crítica dos temas mais abordados em sala de aula durante este período: Contabilidade Empresarial, Contabilidade Comercial, Contabilidade Tributária e Instituição de Direito.

Após deliberação, o grupo optou pela criação da Empresa Axis Comercial, uma empresa voltada na revenda de móveis de cozinha, sala, quarto e de móveis de ambientes externos com um público alvo de classo A e B, localizada na cidade de Barueri, com um nicho de venda na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Esta empresa fictícia será endereçada na Rua da Prata, 996 – Jardim Tupanci – Barueri – SP. Nesta jornada, pode-se detectar também as dificuldades que as empresas de revendas de móveis possuem quanto aos concorrentes, uma vez que além das companhias que fazem revendas, existem as empresas de móveis planejados também.

O diferencial desta empresa está na qualidade dos móveis que ela oferece aos seus clientes e também nos prazos de entregas e montagens, que se destacam das outras. Ao invés de ter um ciclo de 15 dias úteis, ela terá um de 7 dias úteis, desta forma aumentando a satisfação com seus clientes e podendo gerar um crescimento para outros mercados da mesma cidade de São Paulo, além de outras.

[pic 2]

Figura 1 Logotipo do Contmatic

Este trabalho irá também visar um aprofundamento nas transações de fatos contábeis desta empresa fazendo uso de um sistema contábil acadêmico intitulado Contmatic, desta forma, tais lançamentos serão feitos, e deste sistema poderá ser extraído diversos reportes contábeis.

Aqui pode ser destacado o uso do livro diário e livro razão, que minuciosamente serão averiguados, para se obter o Balancete da empresa. Por consequência, será extraído o RE-encerramento e o DRE; e por fim, poderá ter o Balanço Patrimonial da empresa Axis atualizado no final do exercício sugerido.

Desta forma, será feita uma análise minuciosa dos três métodos de avaliação de estoque: PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), UEPS (último que entra, primeiro que sai) e custo médio, para ser feita uma escolha de melhor cabimento para a empresa dentro das leis vigentes no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com