TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIABILIDADE FINANCEIRA PARA DECISÕES DE INVESTIMENTO: Ampliação da empresa Salvador Comercial Ltda.

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.292 Palavras (38 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 38

1.INTRODUÇÃO

Para atender as necessidades dos clientes e proporcionar soluções abrangentes, que lhe permitam alcançar seus objetivos, as empresas precisam constantemente desenvolver novos produtos e serviços, além disso, com o frequente desenvolvimento do mercado e tendo em vista a ampla concorrência entre empresas do mesmo ramo, torna-se indispensável um espírito empreendedor, para buscar novas oportunidades e diferenciais competitivos de mercado.

É visando o mercado competitivo, onde as empresas de autocenter estão inseridas, que a escolha por ampliação em seus ativos e produtos torna-se a decisão de investir imprescindível para o sucesso das organizações. Decisão que precisa ser estudada previamente para que o retorno financeiro futuro seja alcançado, além disso, oferecer aos clientes a satisfação no oferecimento de seus produtos e serviços.

Para Gitman (2010), o propósito de ampliação implica em conhecer sumariamente o mercado em que se está inserido e verificar as possibilidades de expansão. A decisão de investimento envolve dimensionar o fluxo de caixa juntamente com a avaliação da atratividade que se espera como retorno do investimento.

A contabilidade com todo seu procedimento de desenvolvimento vem vislumbrar e demonstrar a necessidade incessante de informações precisas aos administradores por meio da contabilidade gerencial. Deste modo, este estudo aborda analisar a viabilidade econômico financeira, referente a ampliação da empresa Salvador Comercial Ltda a partir dos métodos: Payback, VPL e TIR.

Academicamente, os resultados obtidos com esta pesquisa contribuirão para estudos futuros na área. Além disso, o embasamento teórico que fundamentou esse estudo e a análise e discussão dos dados serão de fundamental importância para auxiliar pesquisadores cujo interesse esteja voltado para o tema proposto.
              Gerencialmente, os resultados desse estudo contribuirão para a empresa em análise, visto que possibilitarão à organização verificar a viabilidade econômico-financeira da expansão do negócio pretendida. O estudo também poderá subsidiar outros gestores na análise de viabilidade de projetos de investimento.

  1. PROBLEMA

O ramo de autocenter na cidade de Castanhal mostrou-se promissor e com excelentes perspectivas de crescimento nos próximos anos. Isto é atribuído ao fato de Castanhal estar localizada em ponto estratégico e que as atividades de comércio atendem também as cidades adjacentes, constatando a necessidade de abertura de uma filial deste segmento para fornecer um melhor serviço e comodidade aos seus clientes, proporcionando também produtos com preços mais atrativos e com qualidade certificada. Logo, ações estratégicas serão traçadas para garantir a melhor postura dos gestores diante a oportunidade de crescimento da empresa Salvador Comercial.

A identificação do momento oportuno para investir é fundamental e decisória para a gestão de uma empresa. Isto requer aptidão dos envolvidos, pois exige a devida atenção para reconhecer e calcular custos e benefícios que norteiam o processo de investimento. Para isso, o conhecimento minucioso do mercado de atuação e a situação econômica são necessários para a tomada de decisão. Além desses fatores, perceber os riscos relacionados a proposta são cruciais, pois, inegavelmente, interferem no sucesso do investimento. Para tanto, as utilizações de técnicas da administração financeira, juntamente com a contabilidade gerencial, irão proporcionar ao gestor maior segurança para investir, evitando e calculando os possíveis erros que possam interferir na permanência da organização.

        A realização de uma análise apropriada para novos projetos é imprescindível. O fluxo de caixa é o instrumento de gestão financeira que auxilia o administrador para a devida tomada de decisão, onde são analisados os principais indicadores de forma categórica. (ASSAF, 2010). Dessa forma, a partir da utilização de mecanismos que auxiliem no processo decisório, este trabalho respondeuao seguinte questionamento: O investimento financiado com recursos próprios para uma empresa do seguimento autopeças e serviços, apresenta viabilidade financeira?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar a viabilidade financeira para decisão de investimento de ampliação da empresa Salvador Comercial Ltda.

1.2.2 Objetivos Específicos

a) Identificar o montante de recursos necessários para realização do investimento;

b) Identificar as receitas, custos e o fluxo de caixa para a tomada de decisão;

c) Avaliar os Indicadores financeiros: TIR, VPL e PayBack.

  1. 1.3 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

  1. O município de Castanhal, conforme apresentado na Figura 01, está localizado no nordeste do estado do Pará, na região Metropolitana de Belém. O município está a 68 km da capital, a uma altitude de 41 metros, e possui uma população de 189.784 habitantes e uma área de 1 029,191km², segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010¹).
  2. A principal atividade econômica de Castanhal é o comércio, que tem o papel importante no abastecimento das cidades vizinhas, através da venda de utensílios, alimentos, ferramentas e materiais de construção. Nos últimos anos as autoridades políticas têm aumentado o incentivo para as instalações de indústrias de diversos ramos no município, além de contribuir sobremaneira para crescimento das indústrias pioneiras na cidade. O polo industrial da cidade de Castanhal atua em ramos diversificados como: calçados, têxtil, metal-mecânica, alimentos, pré-moldados, material elétrico e vestuário (Wikipédia², 2016).
  3. [pic 1]
  4. Figura 01 – Localização do município de Castanhal-PA.
  5. Fonte: Wikpédia (2016)
  6. A Salvador Comercial está localizada na BR 316, bem próximo ao centro comercial. A Figura 02  ilustra a localização exata da empresa.
  7. [pic 2]
  8. Figura02 : Localização da empresa em estudo.
  9. Fonte: Google Maps (2016)
  10. O segmento de autopeças do município de Castanhal é bastante acirrado, são em média 50 empresas neste segmento. A Salvador Comercial é líder no ramo, pelo preço e pela qualidade dos produtos e serviços.
  11. 1.4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

O seguimento de autocenter na cidade de Castanhal, hoje com um público mais exigente e seleto, as empresas priorizam e buscam a plena satisfação dos seus usuários, oferecendo um atendimento diferenciado e dispondo de produtos mais especializados. Para que isso perpetue dentro do ramo de autocenter, a empresa Salvador Comercial Ltda., decidiu ampliar suas estruturas e abrir uma filial para atender a população de Castanhal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (853.2 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com