TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pajerama

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

        Pajerama é um documentário que reflete a visão do passado sobre o futuro. Relata a problematização do rápido processo de urbanização das cidade e também questiona sobre a valorização da cultura indígena. A história relata um índio que ao sair para caçar se depara com o futuro, a transformação de seu habitat natural, saindo de foco a calmaria das florestas, o cantar dos pássaros, para dar lugar a enormes projetos que se movimentam que no caso vem demonstrado pelo metrô. Mais a frente ele observa algo no ar, no caso um helicóptero e grandes extensões de ferro sobre  os enormes vales da floresta.

        A diante, o índio já bem apreensivo visualiza estradas, carros e muito barulho, e ao chegar em sua toca se mostra preocupado com aquela visão. Tudo isso significa o que estamos vivendo nos dias de hoje, a rápida urbanização das cidades. Isso faz tirar o espaço das florestas, pois a população cresce, a tecnologia aumenta, e as áreas urbanas já estão exprimida, não tendo para onde crescer as cidades, então, o homem invade as matas, as floresta para ver crescer a modernidade, tirando o espaço de diversas espécies de animais, da fauna e da flora em geral, para que o homem possa habitar.

        Visualizamos que a idéia principal deste documentário é a questão do meio ambiente que vem sendo tomado por prédios e mais prédios, concretos, sem preservar o verde, o natural, o meio ambiente. Todo esse desmatamento que acontece , principalmente na região do Amazonas,  tem um só condão: o consumismo em massa.

        A nossa era é de consumismo em massa, vivemos em prol dele. Para consumirmos necessitamos de matéria prima que em sua maioria saem do meio ambiente, como o uso das árvores, couro e pele de animais, tudo isso para nos valermos de um mínimo de prazer e que também movimentará a economia, o que significa dizer, que muitos vão lucrar com este.

        A nossa era é movimentada pela paixão pelo dinheiro, pelo luxo, independentemente de quem irá sofrer as conseqüências por detrás. Esse é um dos grandes motivos pelo qual nossa sociedade é tão preconceituosa, diferencia classes sócias, pois o homem é bem visto quando ele tem mais que os outros, tem luxos, dinheiro, e isso movimenta, aquece o comércio.

        Desse documentário, visualizamos a beleza do passado e hoje, nem os índios tem mais seu espaço. Eles tem sido tirados do seu meio natural, do local onde sempre estiveram, isso para dar espaço a grandes fazendeiros, latifundiários, para alocarem pastos, plantações, e para isso, tem que desmatar e tirar o indígena de seu habitat natural.

        Esse documentário fez o grupo pensar em como será o futuro, sem espaço para o meio ambiente, só concreto pela frente, só construções, e aí, como nos alimentaremos? , de onde virá a água que é vital para o ser humano?, como respiraremos sem oxigênio limpo?. Essas perguntas temos que descobrir suas respostas hoje, imediatamente, pois já estamos num estágio avançado de decomposição do planeta terra. Há lugares que já se falta alimento, há lugares totalmente desmatados, espécies inteiras de animais em extinção, e falta de água.

        O mundo está em crise, e o consumismo, a tecnologia só crescem. Devemos sentar e esperar como o índio faz ao final do documentário? Não, é a hora de cada um fazer sua parte para salvarmos o meio ambiente, que é o que nos fornece tudo o que precisamos para continuar tendo vida. Temos que começar pelas pequenas ações, cada um fazendo sua parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com