TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pajerama

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 5

Hoje em dia olhamos ao nosso redor e não imaginamos como pode ser possível viver sem essas diversas tecnologias que temos. O texto relata a historia do povo indígena, informações que poucos sabem sobre como era antes dos europeus chegar e tomarem o que era do povo indígena de uma forma brutal. Os índios foram visto como inimigos por querer defender uma terra que era deles, e os europeus queriam tomar posse levando a quase extinção do povo indígena. Índios estando em desvantagem pois os europeus tinham o pode de fogo eles foram ganhando mais territórios. Criaram leis que obrigavam os índios a sair de suas terras. Nessa época não se valorizou a cultura, as tradições e as língua faladas pelos indígenas e com o tempo algumas foram se perdendo deixando de existir. Hoje em dia existem poucas tribos indígenas, alguns se misturarão a maioria da população vivendo como nos, trabalhando para receber o seu salário, alguns continuam com seus próprios costumes e não abandonam suas crenças e tem aqueles que são o meio termo, não abandonam suas tribos, suas família, mas aceitam algumas praticas das demais. Varias tribos moram por toda a Amazônia, a dificuldade estar em chagar ate eles para serem medicados, crianças tendo que acorda bem cedo para ir a escola.

Ainda existem aquelas tribos que não querem ter contato com os homens brancos, ela se isolam em suas terras, que são longe e teria muita dificuldade de chegar ate eles. Alguns como já foi dito são o meio termo que vivem em aldeias, mas trabalham nas cidades e tem aqueles que já moram nas cidades. Pesquisas revelam que existe um numero bem grande de pessoas que se consideram índios, mas a FUNAI que e uma fundação criada para cuidar da proteção dos índios diz que essa população cai para um número bem menor já que ela só considera índio quem vive em aldeias. Foi muito grande a quantidade de índios mortos pelas batalhas contra a ocupação dos brancos e também com as doenças que os homens brancos trouxeram, pois os índios não tinham proteção contra tais doenças, e teve período que essas doenças promoveram epidemias por todas as tribos, matando muitos deles.

No vídeo podemos ter uma ideia do que os índios passaram com a chegada dos europeus, as mudanças que foram acontecendo com o passar dos anos. Traz o olhar do que vem acontecendo no presente em que vivemos, o índio é o personagem do filme que sofre com as transformações da selva em uma caçada do seu dia a dia, construções altíssimas, placas de propagandas, metros. E como um sonho em que toda a selva se transformava em uma cidade que para eles isso e a pior coisa pois eles são incapazes de poluir a natureza de tal modo, tiram só o que e necessário para sua sobrevivência. No final do vídeo se vê que isso tudo estava se tornando realidade.

Os índios eram adaptados a floresta a caça a pesca, tinha o conhecimento do que era necessário fazer para a sua sobrevivência, mesmo com as dificuldades. Ao se deparar com estradas, ferrovias em meio a floresta sendo construindo. Os europeus o tiraram de suas terras, oprimindo, matando, dificultando a sua maneira de viver. No vídeo mostra a decepção estampada em seu rosto com o que os europeus estavam fazendo com sua floresta, destruindo e matando sem se importa com a vida que estavam lá, que viviam do beneficio que a floresta fornecia a eles. Muitas tribos foram influenciadas pelos “brancos” e perderam seus aspectos culturais. Forçando os índios a se adaptarem as mudanças, onde muito hoje em dia vivem em periferias, pois foi necessário trabalhar para receber um salario que pudesse sustentar sua família. Mas qual e o salario que alguém pode ter quando não se preparou. Diante disso uma das principais causas da extinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com