TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pajerama

Artigos Científicos: Pajerama. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 4 -

4.1- PAJERAMA

Esse curta metragem (Pajerama) não é apenas uma fonte de animação infanto-juvenil, pois o seu conteúdo aborda diferentes pontos de interpretação e nos faz refletir em qual realidade nós devemos acreditar. Se por um lado existe uma civilização sedenta por conhecimento e progresso, do outro também há um povo que já tem seus costumes e crenças predefinidas. Este é o mundo em que vivemos aonde o presente vai de encontro ao futuro, mas o passado não pode ser deixado para trás, porque nele também há vida.

A verdadeira selva em que vivemos não é formada por plantas e animais selvagens, mas sim por pedras de concreto e seres humanos. Não tão diferente da sociedade em que nossos irmãos índios moravam no passado, nesta nova selva, também temos que sair todos os dias para conseguirmos alimento através da caça no mercado de trabalho e disputarmos território através da qualificação pessoal e profissional em que este meio nos impõe.

“No curta” o personagem principal é um jovem índio que no meio de uma caçada se depara com o desconhecido. O mundo em que vive é invadido por maquinas e pássaros de metal, o pobre garoto vê seu habitat sendo tomado a força e, o mesmo não pode fazer nada. Sem que perceba, ele torna-se não muito mais que um sobrevivente, mas também uma testemunha de que seu mundo foi totalmente roubado e corrompido com a ganância de outra sociedade. Esta ultima, só esta interessada em se auto realizar com seus pensamentos de um mundo capitalista e arrogante.

Os grandes centros urbanos vêm crescendo cada vez mais rápido. Sem pedirmos permissão, vamos entrando nas florestas e de forma desordenada, “desmatamos e matamos” as vidas que lá estão. Devemos lembrar que somos um povo formado não só por uma raça, mas sim por diversas etnias. Os índios que foram torturados e massacrados são os mesmos que nos ensinaram a fazer a farinha de mandioca, a pesca os peixes de nossa terra, a fazer beiju, tapioca e várias outras iguarias que nos deliciamos em nossas mesas de café e demais refeições. Nossa cultura também foi formada com parte da cultura desses nativos, mas com certeza não foi a influência que eles tiveram sobre nossa gente, que nos fizeram tomar que quase por completo suas terras e seus lares.

Os índios foram ao longo do tempo humilhados e quase que extintos por nossa sociedade, acredito eu que não por que somos malvados e eles bonzinhos, mas sim por que há um choque entre a política deles e a nossa, os interesses de nossa gente é diferente dos deles e, foi esse o motivo de ter havido tanta guerra entre os nossos povos. Mas é obrigação de todos nós aprendermos a viver em harmonia, pois somos conscientes de que compartilhamos do mesmo solo e bebemos da mesma água. E de uma forma não tão complicada de entender, também temos os mesmos sentimos de amor, respeito e paz entre nossos filhos.

4.2 RELATORIO FINAL

4.2.1- INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE

Com base nas pesquisas que foram feitas a fim de elaborar essa ATPS, fica fácil identificar que indivíduo, cultura e sociedade são três assuntos que estão interligados. A cultura embora esteja sempre se modificando, é objeto de identificação de uma sociedade, esta por sua vez só se torna real porque existe o indivíduo que é a peça fundamental para que exista uma sociedade.

4.2.2- TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE

A segunda parte da ATPS nos deixa claro que a sociedade contemporânea é totalmente refém desse mundo capitalista em que vivemos. A sociedade nos da o marketing de seus produtos e aliena o indivíduo a querer possuí-lo, mas para que este indivíduo possa ter determinado produto ele precisa deter dinheiro (principal fonte de economia de um sistema capitalista) e só vai conseguir isto através do trabalho.

Dentro desse contexto podemos apontar outros diversos temas como: competitividade, economia e idolatria ao desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com