TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Engenharia Econômica e Finanças

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Giordano Bruno Heerdt

Prof. Cristiano Aparecido Dill

Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL

Bacharelado em Engenharia Civil (ENC52) – Eng. Econômica e Finanças

18/10/2013

RESUMO

Diante das evoluções constantes, o Engenheiro Civil desempenha um importantíssimo papel, buscando sempre melhorias e inovações para o mundo atual. Cabe salientar que sua função deverá acompanhar os constantes avanços tecnológicos e econômicos. É de grande valia o conhecimento deste profissional, pois é dele que surgem os grandes projetos e as grandes transformações no setor da construção. Dentro de sua função é necessário que o profissional administrativo deva estar embasado em grandes habilidades que não poderão faltar para que seu trabalho se realize com sucesso. No contexto da Engenharia Civil o profissional ainda deve-se ater ao Planejamento Estratégico e Operacional. Busca-se compreender que o plano estratégico será desenvolvido com eficácia e em longo prazo, tendo como resultados finais válidos e abrangendo o ambiente externo. Já o plano operacional, visa à eficiência, concentra-se mais no ambiente interno e tende a ser de curto ou médio prazo. É essencial um bom planejamento, pois retrata o real profissional dentro de suas habilidades construtivas. Podemos ressaltar que o mercado da construção civil requer habilidades, pois passa por grandes caminhos competitivos, necessitando de enormes inovações para que tenha êxito na aplicação de seu trabalho. É necessário que o profissional tenha percepção para que possa executar e oferecer seu trabalho, alcançando as metas e objetivos desejados pelos clientes. Por traz de uma grande ou pequena obra, a um grande profissional que é o Engenheiro Civil.

Palavras-chave: Engenharia. Planejamento. Eficiência. Eficácia. Profissionalismo. Responsabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Hoje, em um mundo com a globalização tão avançada, há cada vez mais a necessidade de se analisar muito onde se pretende aplicar seu dinheiro, pois com tanta concorrência, a chance de não se obter o retorno desejado em um investimento aumenta cada vez mais.
Investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto de seu capital investir, assim, com o intuito de aumentar o retorno da atividade ou, investirem em novas atividades, acabam realizando investimentos em áreas sem necessidade da realização do mesmo, ou investem em áreas em que não possuem conhecimento. Assim, na grande maioria das vezes, o retorno desejado não é alcançado, ou demora muito mais tempo do que o esperado para ser obtido.

Para que o investimento seja feito de forma mais exata e com maiores chances de se obter o retorno estimado, podem-se utilizar diversas ferramentas de apoio a decisões para orientar e direcionar o empresário a tomar as decisões mais sensatas com relação ao investimento que maximizará em menos tempo e com mais segurança seu capital.

Seguindo o presente, apresentará formas e ferramentas utilizadas por administradores, gestores e engenheiros auxiliando-os na tomada de decisões, podendo as mesmas serem calculadas para obterem a melhor forma de investimento, conseguindo fazer com que seu retorno seja o esperado.

Partindo do proposto, podemos observar como a Análise de Investimento é de fundamental importância e como pode refletir em um bom retorno ou em um grande prejuízo em um investimento mal aplicado, auxiliando assim o investidor a decidir qual será a melhor alternativa de se investir. 

2 ANÁLISE DE INVESTIMENTO

A Análise de Investimento reside no emprego de técnicas específicas dos princípios financeiros com o objetivo de identificar a melhor opção entre as diferentes possibilidades de se fazer o investimento. Tecnicamente a análise se fundamenta em equações que permitem identificar e mensurar se existe ou não viabilidade em certo investimento, ou seja, se existe ou não um retorno rentável ao investidor e, caso exista, quão rentável ele é.

        

O conceito de Análise de investimentos pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (KUHNEN e BAUER, 1994, p. 387) apud KNUTH, 2010, p.124.

De acordo com Kuhnen e Bauer:

Neste sentido é que muitos autores consideram que a Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões, envolvendo análise de investimentos. (KUHNEN e BAUER, 1994, p. 387) apud KNUTH, 2010, p.124.

O objetivo principal da análise de investimento é avaliar e escolher entre várias alternativas a mais atrativa, lucrativa e rentável, usando métodos quantitativos.

De maneira geral, o que mais preocupa na Engenharia Econômica é o fornecimentos e suporte de informações e análises para que seja tomada certas decisões.

3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO

Os métodos de avaliação de projetos de investimentos consistem principalmente no uso de cálculos específicos, direcionados ao tempo de retorno esperado de um investimento. Com base em um orçamento, o investidor tem possibilidade de saber se vale ou não a pena fazer certa aplicação. Com isso, sabendo o valor aplicado e previsão das receitas de vendas, é possível identificar quanto tempo ele leva para que esse investimento se pague com suas próprias atividades.

Para Bodie, Kane e Marcus (2000, p.141) apud Knuth, 2010, p.126, quando determinados os objetivos e suas limitações, deve-se formular uma política de investimento para auxiliar o investidor. Essa política deve lhe ajudar a saber seu perfil de risco e retorno apropriado, assim como suas necessidades futuras.

Isto lhe faz pensar que cada empreendedor deverá se informar muito bem e conhecer seu mercado de atuação, políticas tributárias, mercados concorrentes, entre outros vários, que poderão os prejudicar e afetar a avaliação de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (335.6 Kb)   docx (953 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com