TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papéis de Trabalho

Por:   •  5/6/2017  •  Dissertação  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PAPÉIS DE TRABALHO

 

Aluna: Yasmin Angélica Moreira Weber Tavares

Matrícula: 201402075821

Disciplina: Auditoria Contábil

Papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências que se obtém durante um serviço de auditoria, onde se deve colher elementos que comprovem e deem suporte sobre as demonstrações financeiras. Tais papéis podem ser feitos manualmente ou por computador.

Esses papéis têm por objetivo atender às normas de auditoria, acumulando provas necessárias, auxiliando o auditor, facilitando a revisão realizada pelo auditor responsável, assegurando um serviço correto e que sirva como base para posterior avaliação, ajudando no trabalho da próxima auditoria, e no caso de uma ação judicial ter em mãos evidências do trabalho executado.

Ao auditor cabe o cuidado em elaborar seus papéis de trabalho pois estes espelham suas características, tais como: graus de conhecimento de contabilidade, auditoria e impostos, bom-senso, imaginação, capacidade de nitidez, clareza e organização, habito de limpeza e boa redação.

Entre os tipos de papéis de trabalho utilizados pelo auditor, podemos citar o programa de auditoria, que são preparados de acordo com o programa-padrão da empresa e são preenchidos pelos auditores, que são utilizados em todas as áreas das demonstrações financeiras e também para o exame auditorial. O programa de auditoria divide-se basicamente em:

  • Listagens do procedimento de auditoria;
  • Espaço para o auditor assinar ou rubricar, afim de evidenciar que o serviço foi realizado e por quem;
  • Espaço para comentários, observações, referências, etc.

Tendo como principais objetivos dos programas de auditorias: estabelecer por escrito uma política da firma de auditoria, padronizar procedimentos organizacionais, evitar omissões de procedimentos importantes, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Alguns procedimentos podem variar de acordo com cada firma e alguns procedimentos relatados podem não ser aplicados como pode ocorrer que o auditor tenha de adicionar outros procedimentos;

Outros tipos de papeis são os elaborados pelo auditor, que registrará em papel quadriculado de 6, 12 e 16 colunas, na medida que vai analisando as diversas contas do razão geral da contabilidade. Utilizará também folhas de blocos para redigir explicações ou memorando.

E ainda os papéis de trabalho que compreendem:

  • Cartas de confirmação de terceiros (contas correntes bancárias, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, seguros, advogados...)
  • Cópias de documentos importantes (Estatuto Social, contratos, manuais de procedimentos internos, atas de reuniões, carta de representação da administração).

A natureza dos papéis de trabalho podem ser corrente quando são utilizados em apenas um exercício social, ou permanente, utilizados em mais de um exercício social.

Alguns exemplos de papéis de trabalho corrente:

  • Caixa e bancos
  • Contas a receber
  • Estoques
  • Aplicações financeiras
  • Investimentos.

De papéis de trabalho permanente:

  • Estatuto ou contrato social
  • Cópias de contratos bancários
  • Cópias de contratos de assistência técnica
  • Manuais de procedimentos internos...

Existem algumas técnicas para elaboração dos papéis de trabalho de auditoria que devem ser observados. Os papéis devem, sempre que possível, ser escriturados a lápis preto para que facilite possíveis alterações, muito embora hoje,  em sua maioria são elaborados no computador; Na base superior do papel de trabalho constar, principalmente o nome da empresa e a data-base do exame e título (Caixa, bancos..); Não se utiliza o verso da folha; Os números devem ser colocados na parte superior abaixo do título e as explicações na parte inferior; Os tiques ou símbolos apostos ao lado do número auditado e explicados, como exemplo de tiques:

   

       [pic 2] = soma conferida;

        [pic 3]= conferimos com o razão geral;

        [pic 4] = conferimos com nossos papéis de trabalho do exercício social anterior;

        [pic 5] = cálculos conferidos;

        [pic 6] = conferimos com o somatório dos registros analíticos;

        [pic 7]= conferimos com documentação-suporte;

Evitar números excessivos de tiques por folhas, evitando assim dificuldades nas consultas e revisões (até 8 símbolos é o ideal); Os tiques, letras ou números escriturados dentro dos círculos devem ser com lápis vermelho; Os demais pontos de observações referem-se a necessidade de somente elaborar papéis de trabalho que sejam úteis, que tenham alguma finalidade, que sejam claros e objetivos, que seu conteúdo seja de fácil compreensão de modo a permitir que uma pessoa que não participou da auditoria possa entendê-lo, e devem indicar conclusões alcançadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com