TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido

Abstract: Pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Abstract  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

o balanço é formado pelo ativo passivo e patrimônio liquido,o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio

Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo,

Pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Passivo compreende as origens de recurso

representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do

ATIVO

Ativo : são correspondentes a bens e direitos de uma entidade .

ativo circulante : é o grupo que gera dinheiro para empresa, conhecido também como “capital de giro”, pois estão sempre renovando.São classificados dinheiro(caixa e bancos) e todos os valores convertidos geralmente “estoques e duplicatas a receber”.

O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2014, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2015.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, porém, é usado esta classificação mais extensa, de forma que, como padrão, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano..

Não circulante

1) ativo realizável a longo prazo:são itens realizados(transformados) são aqueles que tem um período superior a (1 ano) para receber(empréstimos que a empresa fornece a coligadas que não serão pagos imediatamente).

2) investimentos : são aplicações que não tem a ver com a atividade da empresa como : terrenos pra expansão, edifícios para renda (aluguel) .

3) imobilizados : são bens da entidade como : prédio, casas, máquinas,etc.

4) Intangível

5) diferido : são gastos correspondentes a serviços prestados (terceirizados).

São as obrigações de uma empresa, ou seja dívidas contraidas.

passivo circulante : todas as dívidas que serão pagas a curto prazo : fornecedor, impostos, salários etc.

Não circulante: obrigações com terceiros que seram quitadas a longo prazo tais como financiamentos, são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo.

Patrimonio liquido

Refere-se a aos recursos aplicados na empresa pelo seus proprietários que geralmente são capital. Os lucros retidos,ou seja, são lucros não distribuídos e sim reinvestidos na empresa.

Demonstração de resultado (DRE)

tem como finalidade apresentarde uma forma dedutiva ou seja (na vertical) da receita (-) despesas, normalmente a cada 12 meses.

Receita

(-)Despesas

lucro ou prejuizo

DRE Simples : para pequenas empresas, como é o caso de bares, mercearias...

DRE Completa : por lei ela mostra varios tipos de lucros, impostos etc.

Base lei 11638/2007 e NBC t 2.

As Entidades deveram abordar na DRE

a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.

a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

as participações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com