TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Contas Analítico e Estimado

Artigo: Plano de Contas Analítico e Estimado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de Plano de Contas, Demonstrações Contábeis pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

Entende-se que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. E em segundo lugar, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.

Não se pode ignorar que, à luz da Teoria Contábil, existem três grandes problemas, que são: 1) quando reconhecer o evento econômico na organização; 2) como mensurar em algoritmos econômicos os ativos e passivos exigíveis de uma entidade; 3) como divulgar ou comunicar aos usuários da Contabilidade, as informações econômico-financeiras que suportam as tomadas de decisões no curto e longo prazo.

Analisa-se, inicialmente, a seguinte definição: “patrimônio é uma combinação de valores econômicos amealhados, formando um conjunto de riqueza destinada a conseguir resultado” (D’Áuria, Contabilidade Geral, 1956).

Tal resultado, mencionado, anteriormente, ocorre no sistema patrimonial e é obtido pelo acréscimo de riqueza que se consegue, quando se trabalha com elementos positivos e adequados. Assim, os fins patrimoniais serão alcançados por meio da utilização de recursos econômicos aptos para essa finalidade, como os bens atuais disponíveis e os futuros bens econômicos esperados, os quais representam o ativo. Dessa forma, pode-se entender que o ativo é um conjunto de forças positivas que pode conter também uma parte negativa representada pelo passivo exigível de curto ou longo prazo.

Esse trabalho foi segmentado em cinco seções. A seção 1 introduz o tema de Plano de Contas Analítico e SIntético. A seção 2 apresenta as diversas alternativas de Demonstrativos Contábeis. A seção 3 apresenta a conclusão.

Etapa 1

Plano de contas Sintético

Conta Nome

4.1.1.001 Despesas com pessoal

4.1.1.002 Despesas administrativas

4.1.1.003 Despesas com comunicação

Plano de contas Analítico

Conta Nome

4.1.1.001 Despesas com pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.003 13º Salário

Plano de contas Centro de Resultados

Conta Nome

4.1.1 Produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com