TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocio

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.168 Palavras (13 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 13

                PLANO DE NEGÓCIO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Primeira Parte-Modulo 6

Fabiano Duarte  

Professor – Elaine Cristina Rodrigues Voges

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

 Ciências Contábeis - Estágio

10/02/2015

RESUMO

O presente Plano de Negocio tem como finalidade estudar a viabilidade da implantação de uma loja revenda de celular na cidade de Florianópolis – Santa Catarina e mostrar de forma detalhada o estudo do negócio em questão, apresentando os dados do empreendedor, dados do empreendimento, missão da empresa, setores de atividades, análise de mercado, plano de marketing, estratégias promocionais, localização do negócio, plano operacional, plano financeiro é avaliação estratégica. Para a analise do mesmo será necessário a elaboração de um plano financeiro onde é analisado o resultado econômico do empreendimento. Analisa também o fluxo de caixa, e dar o parecer econômico do projeto em estudo.                                                                                                                                                



1 INTRODUÇÃO

          Primeiramente abordaremos a importância de um bom plano de negócio, pois um bom  plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento e através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa terá mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.

          Segundo Dornelas (2008) ele destaca que, o termo plano de negócio é a parte fundamental do processo empreendedor. Emprendedores precisam saber planejar suas ações e deliniar as estratégia da empresa  a ser criada ou em crescimento. A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de um negócio.

          Segundo Filho (2011) ele destaca que, antes de se definir um investimento, ou um projeto, deve-se ter bem claro quais são as estratégias. Depois, essas estratégias serão transformadas em parametros mais concretos. Mas antes, obrigatoriamente devem-se definir as estratégias.

          No plano de negocios temos que definir o tipo de negocio da empresa, identificar e definir o seu negócio, como os objetivos da atividade que pretende abrir, por que pretende abrir este negócio, como será organizada e quais e quantas pessoas irão fazer parte daste negócio e qual o motivos e oportunidades que alavancaram este projeto.

          Este paper tem por objetivo a elaboração de um plano de negócio, direcionado para o comércio de revenda de celulares com tributação em lucro real, conforme diretrizes da Uniasselvi.

           A estrutura deste trabalho seguirá com o estudo bibliografico e posteriormente com o estudo de caso do comércio de revenda de celulares.

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

          Segundo Dornelas (2008) ele destaca que, “idéia revolucionarias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão. Isso deve ficar claro”.

          Segundo Clemente (2008) ele destaca que, quando se elabora um projeto, está-se supondo que certa decisão teria sido tomada e se está levantando e dimensionando todas as suas implicações, tanto favoráveis quanto desfavoráveis. Essas implicações ainda não se realizaram, mas é necessário que sejam identificadas, analisadas, quantificadas e avaliadas.

          Neste  momento, o empreendedor precisará escolher a identidade do seu  negócio quem formará, como ele será. Deverá definir o nome do negócio e sua localização, o numero do CNPJ, incrições estaduais e municipais, se existirem, os dados pessoais do proprietário, classificar o negócio com micro, pequena ou média empresa, definir se terá parceiros ou sócios, como será o negócio informal ou terá constituição juridica e como será a empresa, uma empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima ou uma cooperativa.

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

          Segundo Dornelas (2008) ele destaca que, está é a seção do plano no qual você apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história, e seu status atual. Enfatize as características únicas de seu negócio e diga como você pode prover um benefício ao cliente. Dê uma idéia do que você espera conseguir em três a cinco ano. Trata-se de uma parte descritiva do plano de negócio, mas que deve ser feita com muito cuidado para evitar ecessos ou faltas.

          Segundo Clemente (2008) ele destaca que, a visão refere-se à projeção do futuro da empresa, que deveria ser compatível com sua evolução passada e tomar por base, tanto quanto possivel, os prováveis cenários futuros. A visão tem de ser formulada pelas pessoas que ocupam as mais altas posições na empresa e tem de ser clara e consisa.

          Neste momento devemos deixar bem claro o negócio e porque está sendo criado, definir como o negócio sera montado, se será do setor de produção ou prestação de serviço, os tipos de produtos e serviços oferecidos e se é um negócio novo ou um já é um negócio existente ao qual deve-se fazer um breve relato sobre a sua história passada.

4 ESTRUTURA DA EQUIPE

          Segundo Dornelas (2008) ele destaca que, muitos investidores, ao receberem um plano de negócio, depois de lerem o sumário executivo do plano, vão direto para os curriculum vitae da equipe de gestão da empresa. Isso porque sem uma equipe de primeira linha, qualquer outra parte do plano de negócio dificilmente se concretizará.

          Segundo Menezes (2009) ele destaca que, a formação da equipe é contituida por pequeno passos dados ao longo do desenvolvimento do projeto que garantirão a consistência do trabalho da equipe e seu envolvimento gradativo para posterior comprometimento com relaçao aos resultados pretendidos.

          Neste momento deve-se apresentar rapidamente um parecer sobre os sócios e sobre os principai funcionários, qual é a formação desta equipe e a experiência de cada um, quia suas tarefas e quando começará o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com