TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica de dividendos

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

1 Política de Dividendos

A política de dividendos serve de instrumento para os investidores individuais, interessados na rentabilidade dos seus capitais e na gestão das suas carteiras, fazendo com que essa política ocupe um lugar central entre as políticas de investimento e de financiamento, e a gestão operacional das empresas.

1.1 Abordagens que justificam a sua relevância e a sua irrelevância

1.2 Tipos de Política de Dividendos

De acordo com Gitman (2011, p. 523) “a política de dividendos de uma empresa deve ser formulada com base em dois objetivos básicos: fornecer financiamento suficiente e maximizar a riqueza dos proprietários da empresa”.

Existem três tipos de políticas que frequentemente são usadas nas empresas tais como: política de dividendos com taxa de distribuição constante, política de dividendos regulares e política de dividendos regulares baixos mais dividendos extraordinários.

1.2.1 Política de dividendos com taxa de distribuição constante

Esta política se baseia na distribuição constante do repasse imediato dos resultados obtidos aos seus acionistas.

Gitman (2011, p. 523) explica que:

Um tipo de política de dividendos envolve o uso de uma taxa de distribuição constante. A taxa de distribuição de dividendos indica a porcentagem de cada unidade monetária de lucro que se distribui em dinheiro aos proprietários. È calculada dividindo-se o dividendo por ação pelo lucro por ação da empresa. Uma política de dividendos com taxa de distribuição constante determina que dada porcentagem dos lucros seja paga aos proprietários a cada período.

A política de dividendos com taxa de distribuição constante se diferencia no fato de que se houver instabilidade dos lucros, os dividendos também sofrerão esta variação, conforme lembra Gitman (2011).

Na política de dividendos com taxa de distribuição constante existe um problema que se destaca por se os lucros da empresa caírem, ou se ocorrer um prejuízo em determinado exercício, os dividendos poderão ser baixos, ou mesmo inexistentes. Como os dividendos são frequentemente encarados como um indicador da situação futura da empresa, o preço de sua ação poderá ser negativamente afetado. (GITMAN, 2011, p. 523).

Exemplo:

A Peachtree Industries, uma empresa mineradora de potássio, adota a política de distribuir 40% dos lucros como dividendos. Nos exercícios em que ocorre prejuízo, a política da empresa é não pagar dividendo algum. Seguem dados sobre lucros, dividendos e preço médio da ação da ação da Peachtree nos últimos seis anos.

Ano Lucro/ Ação Dividendos/ Ação Preço Médio/Ação

2009 $ - 0,50 $ 0,00 $ 42,00

2008 3,00 1,20 52,00

2007 1,75 0,70 48,00

2006 - 1,50 0,00 38,00

2005 2,00 0,80 46,00

2004 4,50 1,80 50,00

Fonte: Gitman, 2011.

Os dividendos aumentaram em 2007 e 2008, mas caíram nos demais anos. Nos anos de dividendos decrescentes, o preço da ação caiu; quando os dividendos aumentaram, o preço da ação aumentou. O pagamento esporádico de dividendos da Peachtree parece gerar incertezas em seus proprietários a respeito dos retornos esperados.

Embora algumas empresas adotem uma política de dividendos com taxa de distribuição constante, ela não é recomendável.

1.2.2 Política de dividendos regulares

De acordo com Gitman (2011, p. 524) a política de dividendos regulares “ baseia-se no pagamento de um dividendo fixo em valor monetário a cada período. Essa política fornece aos proprietários informações, de modo geral, positivas, minimizando suas incertezas”.

Gitman lembra ainda que:

É comum as empresas que adotam essa política aumentarem o dividendo regular, assim que ocorre um aumento sustentado dos lucros. De acordo com essa política, os dividendos quase nunca diminuem.

Muitas vezes, adota-se a política de dividendos regulares em torno de uma taxa ideal de distribuição de dividendos. De acordo com essa política, a empresa procura distribuir uma determinada porcentagem dos lucros, mas, em vez de permitir que os dividendos flutuem, paga um dividendo determinado em valor monetário e ajusta-o em direção á meta de distribuição, á medida que ocorrem aumentos comprovados dos lucros. (GITMAN, 2011, p. 524).

Exemplo:

A politica de dividendos da Woodward Laboratories, fabricante de um popular adoçante artificial, é pagar dividendos anuais de $ 1,00 por ação até que o lucro por ação supere $ 4,00 por três anos consecutivos. Nesse ponto, o dividendo anual eleva-se para $ 1,50 por ação e estabelece-se um novo patamar de lucros. A empresa não prevê diminuir seus dividendos, a menos que sua liquidez esteja em jogo. Os dados de lucros, dividendos e preço médio da ação da Woodward

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com