TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Semestre Gestão comercial

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

PANDEMIA COVID-19 E LOCKDOWN

 Estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade

[pic 4]

[pic 5]

CURSO SUPERIO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

[pic 6][pic 7]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        4

2.2        GESTÃO DE PESSOAS        5

2.3        MATEMÁTICA FINANCEIRA        6

2.4        RESPONSABILIDADE SOCIAL        7

2.5        RELATÓRIO FINAL        8

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. InTRODUÇÃO

A economia mundial entrou em crise com a chegada da COVID-19, aonde precisou criar estratégias diante dos grandes desafios formado. E um deles é o próprio mercado de trabalho, que está sofrendo com os efeitos da pandemia na economia, ou por desemprego e a população ficando sem renda, ou por causa do home office generalizado em que todos precisaram se adaptar sem preparação para tal. Sendo um ou outro, não estávamos esperando uma mudança tão drástica nas relações de trabalho, que gerou retração econômica.

Tivemos que agir de forma rápida, tanto no âmbito pessoal, como no profissional criando hábitos e forma de trabalho, desde a presidência, diretoria, como o setor operacional. E fazer com que essas mudanças sejam eficientes e a gestão das equipes não haja um déficit, todo planejamento empresarial precisou mudar para que a liderança não fique prejudicada a distância e os colaboradores tenha uma autonomia, responsabilidade e cooperação, não prejudicando assim a produtividade.

 As mudanças repentinas na modalidade de trabalho não geraram somente as preocupações supracitadas, os riscos cibernéticos triplicaram já que os funcionários estão em rede domésticas, acessando e transferindo dados confidenciais, dando oportunidades a ataques. A segurança teve que se reestruturar neste momento e estabelecer diretrizes de acesso remoto.

Diante disto tudo, as empresas também estão tendo a preocupação com as pessoas para que seus colaboradores não se distanciem, mesmo que fisicamente não haja contato. É importante que os trabalhadores se sintam parte da empresa, e com este afastamento não corram o risco de perder os valores empresariais. A corporação teve que reformular e ciar fonte de aproximação e interação dos colaboradores.

Aqui será feito uma análise os impactos da pandemia no mundo corporativo, como foi enfrentada a crise da pandemia, e como foi bem aproveitada a flexibilização da sociedade nesta nova modalidade de trabalho que foi a solução para conter a disseminação do COVID-19.

  1. DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

  1. Planejamento estratégico

Diante da realidade, o desafio das empresas e profissionais será manter a produtividade, garantindo qualidade de entrega na execução das atividades.

Pensando nisto separei uma matriz SWOT para o Banco XYZ:

AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Alcance estratégico dos clientes em massa;

Ataques Cibernéticos; Deficiência em infraestrutura doméstica dos colaboradores;

Ferramentas de comunicação X Clareza nos processos; Redução de despesas Empresarial

Cultura de preferência em atendimento presencial com redução de lucros.

AMBIENTE INTERNO

PONTOS FORTES (FORÇAS)

PONTOS FRACOS (FRAQUEZAS)

Serviços online para transações financeiras com mais segurança, App auto intuitivo.

Foco X Produtividade;

Diretrizes operacionais e jurídica.

Reestruturar a equipe TI: Trazer inovações tecnológica, capacitar a equipe já existente e fornecer aos colaboradores o suporte e estrutura necessária.

Investir em Marketing,

  1. gestão de pessoas

Segundo Chiavenato (2005, p.144), “se o mercado de trabalho são as oportunidades de emprego que as empresas proporcionam, o mercado de recursos humanos é o conjunto de profissionais que oferecem seus conhecimentos e habilidades a essas vagas de emprego”.

Quando as empresas possuem muitas vagas disponível, o mercado de trabalho está em situação de oferta. Agora quando há poucas oportunidades dizemos que o mercado de trabalho está em situação de procura. Quando existe muitos candidatos para uma vaga de emprego, o mercado de RH está em oferta. Todavia quando há poucos candidatos, o mercado de RH está em procura.

Segue a análise do Mercado na pandemia:

Mercado

Análise

De Trabalho

Neste período de distanciamento social muitas empresas fecharam e outras reduziram o quadro de funcionários, acarretando num déficit de vagas. Existindo uma exigência maior na procura do profissional, principalmente porque muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida para dar continuidade as atividades da empresa. Hoje além da competência da função, há exigência de autogerenciamento.

De Recursos Humanos

De contrapartida no mercado de recursos humanos há uma oferta grande de candidatos, podendo a empresa fazer uma escolha mais criteriosa para preenchimento da vaga, reduzindo os atrativos com a baixa competitividade. E os candidatos não têm muitas opções, e se submetem a salários mais baixos que sua pretensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com