TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presidentes de Brasil

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

Venceslau Brás 1914 -1918 o primeiro ano de seu governo foi marcado pela intervenção do Contestado onde forças militares do poder estadual e federal lutava contra os camponese das unidades federativas de Santa Catarina e Parana, para a construção de uma estrada de ferro que desapropiaria milhares de famílias.

Durante seu Governo acontecia a Primeira guerra mundial, porém nos três primeiros anos da guerra, o Brasil permaneceu neutro até que, em 5 de abril de 1917, um submarino alemão atacou um navio brasileiro, carregado de café. Neste ataque, próximo ao litoral francês, três brasileiros foram mortos. Em 20 de maio, outro navio brasileiro navegando em águas francesas, foi bombardeado por um submarino alemão. Estes fatos foram o estopim para a entrada do Brasil no conflito.

Em 27 de Outubro de 1917, Venceslau Brás firmou aliança com a Triplice Entente ( Estados Unidos, Inglaterra e França ), assina a declaração de guerra aos países da Tríplice Aliança ( Alemanha, Império Austro-húngaro, e Império Turco-otomano). Porém, o Brasil não enviou soldados para os campos de batalha na Europa. Desta forma, nenhum militar brasileiro foi morto durante o conflito armado mundial.

O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também participou realizando missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.

Entre muitos acontecimento o que marcou também foi o naufragio do navio britanico lusitania que foi atacado por submarinos alemãos e matou cerca de mil e duzentas pessoas em apenas de dezoito minutos.

Os primeiros aviões usados em guerra, “ saiba que o invertor do avião ' Santos Dummont ', se matou em 1932 por ver sua invenção usava para matar.”

A 1º guerra mundial teve ataque aerio, terrestre com tanques de guerra, trincheiras.

O Tratado de Versalhes assinado em 28 de junho de 1919, trata-se um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Depois de tantos conflitos em 1918 após a Guerra inicia-se a Gripe Espanhola, onde mata milhares de pessoas.

Venceslau encerra seu mandato como era previsto em 1918. Mas tarde falecendo em 15 maio de 1966.

Rodrigues Alves, morre antes de tomar posse.

Foi presidente da República 1902 – 1906 remodelou a zona urbana e saneamento básico no do Rio de Janeiro.

Além das mudanças estéticas, novas posturas públicas foram adotadas, como a proibição do comércio ambulante e práticas como soltura de fogos de artifício, balões e criação de fogueiras.

Peste bubônica: afeta o sistema linfático, causando inchaço nas glândulas linfáticas, progredindo para uma coloração esverdeada em consequência da degeneração da área, posteriormente aparecendo feridas abertas altamente contagiosas da doença.

A febre amarela, também denominada barbarose, trata-se de uma desordem infecciosa, que tem como agente etiológico um flavivírus, transmitido por um mosquito contaminado.

A varíola trata-se de um transtorno infectocontagioso, que tem como agente etiológico um Orthopoxvirus, um dos maiores vírus que atacam o homem, apresentando aproximadamente 300 nanômetros de diâmetro.

A cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil naquela época e estava crescendo desordenadamente, sem planejamento, as favelas e cortiços predominavam na paisagem.

A imunização obrigatória, juntamente à reforma urbana que derrubou cortiços e favelas gerou uma grande revolta na população. As manifestações contra a vacina evoluíram para uma rebelião - a Revolta da Vacina. No ano de 1908, outro surto de varíola levou a população a formar filas nos postos de vacinação.

Tratado de Petropolis definiu os limites entre Brasil e Bolivia, cabendo ao Brasil a posse do Acre. A bilívia recebeu 2 milhões em libras estrelinas, além da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

No último ano de governo de Rodrigues Alves, foi concluído o Convênio de Taubaté a contra-gosto do próprio presidente. O convênio instituiu a proteção aos cafeicultores, cabendo ao governo central comprar as safras com recursos financeiros externos e estocá-las para vendê-las no momento oportuno.

Após o seu período na presidência, Rodrigues Alves governou a Unidade Federativa de São Paulo entre 1912 – 1916. Foi eleito novamente presidente da República em 1918, mas não tomou posse por motivos de saúde. No ano seguinte, faleceria no Rio de Janeiro vítima da Gripe Espanhola.

Delfim Moreira, 1918 – 1919, chegou a ser presidente de Minas Gerais, que na atualidade exerceria as mesmas funções que um governador.

Entretanto, seu governo seria curto pois a Constituição previa que, quando o presidente renunciasse ou morresse antes da metade de seu mandato, o vice assumiria de forma provisória enquanto novas eleições eram organizadas.

Apesar de ficar a frente do Brasil apenas até 28 de julho de 1919, Delfim Moreira assumiu um país com muitos problemas sociais relacionados às greves e deixou o país cerca de dois meses antes nas mãos do titular da pasta de Viação, Afrânio de Melo Franco, pois o presidente sofria de uma doença grave que atrapalhava sua concentração e impedia de exercer seu cargo com . Tal doença culminaria em sua morte, um ano depois, em 1 de julho de 1920.

Em seu governo, denominado de regência republicana ( exercer em cuto prazo ), Delfim Moreira administrou a reforma do território do Acre, manteve o país presente na Conferência da Paz em Paris, corrigiu o texto do Código Civil brasileiro de 1916, ordenou o fechamento dos sindicatos da então capital brasileira Rio de Janeiro e decretou intervenção no estado de Goiás.

Epitácio Pessoa, enviado como representante da Conferência da Paz ( O principal documento produzido pela conferência foi o Tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, que definia os termos da paz com as nações derrotadas.) que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com