TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características do orçamento

Artigo: Principais características do orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO

O orçamento é uma parte integrante do sistema de planejamento e controle, e tem como objetivo quantificar e apresentar antecipadamente os planos, projetos eestratégias da empresa.

A característica principal do orçamento é a integração de todas as atividades da empresa, estabelecendo relação entre as receitas, os custos, as despesas, os investimentos, comparando também os resultados previstos com os efetivamente realizados e principalmente pré-determinando operações a serem realizadas. O orçamento é uma poderosa ferramenta de decisão, que possibilita aos gestores fixar objetivos e políticas concretas, através desta ferramenta é possível envolver todos os colaboradores para o mesmo objetivo. Desta forma, a utilização do orçamento é imprescindível para o crescimento e direcionamento da organização.

A acirrada competição global vem exigindo das empresas a adoção de estratégias para manutenção de clientes e para vencer a concorrência. O sucesso de uma organização está atrelado não somente a boa gestão, mas também às ferramentas que os gestores utilizam para auxiliá-los nesta tarefa. O orçamento empresarial deve ser amplamente utilizado como ferramenta de apoio às decisões e ao controle gerencial. A constituição de uma estrutura formal de planejamento e acompanhamento dos resultados de curto e longo prazo, bem como a definição de estratégias de ação para o cumprimento dos objetivos gerais da organização, devem servir de base para a elaboração de um orçamento empresarial. O sucesso de um planejamento orçamentário está baseado na flexibilidade e na capacidade para responder a mudanças, na tradução perfeita da estratégia e na capacidade de democratizar as informações da empresa, convertendo-se em uma ferramenta de negócios ágil e dinâmica, que ajudará a empresa a comunicar, organizar e controlar o ambiente interno e externo, aliando o pensamento estratégico da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com