TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios contábeis

Tese: Princípios contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

1

A Contabilidade é a ciência da informação que subsidia a tomada de decisão. Nesse contexto, os princípios fundamentais da Contabilidade representam a essência da Ciência Contábil, daí a sua importância na gestão.

São princípios contábeis: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Atualização Monetária, Competência e Prudência.

A atividade proposta consiste em dissertares sobre a importância dos Princípios Contábeis. Na sequência, deves escolher dois dos princípios supracitados, aprofundares a leitura sobre sua contextualização teórica e elaborares um breve texto (conceito, importância, aplicação). Complementarmente, devem ser exemplificadas situações práticas que o administrador se depara no dia a dia da organização (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos) e que exigem a aplicação de tais princípios para a efetividade dos relatórios gerenciais e, por conseguinte, do processo decisório. Cabe destacar, ainda, as implicações (e consequências) da inobservância de tais princípios.

Entidade

A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. O patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios. A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios. Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.

Alguns exemplos: A contabilidade de uma empresa não deve se misturar com a de sócios. Portanto, a empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio. Por exemplo, não deve registrar com despesa da empresa a conta de telefone particular do sócio.

Competência

Determina que os efeitos das transaçoes e outros eventos sejam reconhecidos nos periodos que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Este princípio está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e das despesas incorridas em determinado período.

Exemplo : Uma compra de mercadorias a prazo:

A compra ocorreu no mês de janeiro com pagamento em fevereiro, a despesa deverá constar nos registros de janeiro, embora o pagamento seja feito em fevereiro. Contabilmente, em janeiro, computa-se a despesa e como contra-partida, cria-se uma obrigação em Contas a pagar. Em fevereiro, por ocasião do pagamento, deduz-se o valor pago de Contas a pagar e reduz-se o valor do caixa.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »