TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de Contabilidade

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Princípio da Entidade

Conceito: Tudo o que existe no contexto geral, instituições sem fins lucrativos no contexto contábil.  

Autonomia Aziendal: Uma empresa que tem várias filiais, por mais que o balanço seja consolidado, possui diversos patrimônios. Cada filial é uma azienda.

Conglomerado: 


Princípio da Continuidade

Conceito: Ente aziendal que nunca morre.  

Estados Patrimoniais (Fase da vida do Patrimônio): Conforme Masi -> Instalação ou pré-funcionamento, funcionamento, prosperidade e eficácia, ampliação, funcionamento anormal ou falência, insolvência e liquidação.

Diagnósticos: Financeiro e Reditual -> Pode ser eficaz ou ineficaz.  A soma dos dois formam a prosperidade.  

Estados Aziendais: (Mais amplo que o patrimônio): Início ou instalação (pessoal); Funcionamento Operacional (Riqueza, compra, vende); Definhamento e liquidação (perde a força); Fusão (2 aziendas); Incorporação (compra de empresa pequeno porte); Cisão (uma parte desmembra); Falsos estados (Falsa cisão, incorporação, fusão).

A lei da Continuidade: Toda vez que o ativo crescer junto com o capital próprio, e revelando superioridade ao desempenho do passivo de terceiro, a empresa tenderá a continuar.

Princípio da Oportunidade

Conceito: Registrar tudo o que acontece mais rápido possível, não pode existir contas debitadas ou creditadas que não condizem com o fato.

Mutações que aferem os registros:  Temporalidade -> a duração dos fatos. Ex. Tempo de recebimento, níveis de custos.      Tempestividade -> o tempo do registro. Ex. Data do lançamento.

Estima (Mensurar com base hipotética): Um processo de previsão ou de hipótese de valor, não se confunde com avaliação (Mensurar por base real), todavia, dela faz parte.

Dimensionamento do fenômeno (Como expressa o fato patrimonial): Causa (crédito); efeito (débito); qualidade (espécie da riqueza ou tipo); quantidade (valor, ativo e passivo); tempo (data do registro); espaço (Azienda, matriz ou filial).

Princípio do Registro pelo valor original

Conceito: Os componentes do patrimônio devem ser registrado pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do país.

Valor histórico: valor de custo, ou o valor datado devido ao fenômeno patrimonial ser registrado.  Ex. Compra de mercadoria.

Valor corrente: valor do mercado, o valor da transação que o mercado oferece.

Valor de fruição: valor de uso de um bem que não pertence a empresa.

Valor de reposição: custo futuro, para substituir o ativo e passivo. Ex. Depreciação.

Valor substancial: valor da capacidade real da empresa, grau de fortuna que ela tem.

Princípio da atualização monetária

Conceito: Moeda tem que ser atualizada com base a infração.

Como se forma o valor contábil: Se formam conjuntamente, primeiramente nas operações do capital, cada qual transmite um valor, este é parte do dimensionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com