TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Créditos Adicionais Contabilidade Pública

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios e Créditos Adicionais

1- Em relação aos princípios orçamentários é possível afirmar que cada um dos poderes tem o seu orçamento anual. Explique esta situação?

Resposta: O Orçamento da União é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo precisa transformá-la em lei. Os 26 estados, o Distrito Federal e os municípios também fazem os seus próprios orçamentos, prevendo a arrecadação e os gastos que serão realizados com os impostos arrecadados por eles.

2- O princípio da exclusividade se refere exatamente a quê?

Resposta: O princípio da exclusividade tem a finalidade de não conter dispositivos estranhos à previsão das receitas e fixação das despesas.

3- Explique como os recursos dos impostos são utilizados e qual são suas exceções, em que é possível sua vinculação?

Resposta: Os recursos dos impostos são utilizados para manutenção da estrutura administrativa do governo. É vedado à vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária.

4- Explique qual a diferença entre créditos orçamentários e créditos adicionais?

Resposta: O crédito orçamentário é aquele autorizado inicialmente no planejamento para a execução dos programas de trabalho a cargo de cada órgão. Já os créditos adicionais ocorrem com o surgimento de novas necessidades que reduzem ou ampliam as existentes e há necessidade de se redimensionar o planejamento anterior, com novas autorizações que irão alterar a lei existente.

5- Explique como são classificados os créditos adicionais.

Resposta: Os créditos adicionais são classificados em:

- Suplementares: os destinados a reforço de dotação orçamentária;

- Especiais: os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

- Extraordinários: os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

6- Qual é a diferença entre provisão e destaque de crédito?

Resposta: Provisão de crédito é a movimentação de créditos orçamentários ou adicionais entre unidades gestores do próprio órgão. Já o destaque de crédito é a movimentação de créditos orçamentários ou adicionais entre órgãos diferentes ou entre unidades orçamentárias de órgãos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com