TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de auditoria

Pesquisas Acadêmicas: Procedimentos de auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

As contas do passivo fornecedor e contas a pagar são auditadas com o intuito de constatar se todas as dívidas da entidade foram devidamente registradas na contabilidade, avaliando se os controles internos estão organizados de forma a assegurar a correta contabilização de todas as obrigações da empresa. Igualmente importante é analisar se, além de estarem contabilizadas corretamente, elas são realmente devidas.

Essas contas são obrigações e estão classificadas no balanço patrimonial nos grupos do passivo circulante e representam as fontes de recursos e de reivindicações de terceiros contra os ativos da empresa.

Os principais erros no passivo circulante decorrem de subavaliação, valores fictícios, omissões, acréscimos falsos e simulações. Tais erros destinam-se também a verificar falências, concordatas, desvio de numerários, etc.

A auditoria dos passivos visa determinar se os passivos são realmente pertencentes à empresa, se os princípios contábeis foram colocados em prática, se existem ativos garantindo ou vinculados aos passivos e se a classificação dos passivos no balanço patrimonial foi efetuada corretamente.

Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, e abrangem testes de observância e testes substantivos.

AUDITORIA DO PASSIVO

O passivo de uma empresa consiste em obrigações que deverão ser pagas em dinheiro, bens e serviços, a curto ou a longo prazo.

Essas obrigações são geralmente provenientes da aquisição de ativos, de empréstimos obtidos, da venda de bens ou serviços para entrega futura, ou simplesmente decorrentes de despesas incorridas, e não pagas pela empresa, devendo ser classificadas no passivo circulante ou no exigível a longo prazo, conforme os respectivos prazos de vencimento.

O PRICIPAL OBJETIVO DA AUDITORIA DO PASSIVO É VERIFICAR SE:

Todas as exigibilidades estão corretamente descritas e classificadas no balanço;

Todas as exigibilidades representam passivos incorridos até a data do encerramento do exercício;

Todo o passivo contingente está devidamente apresentado nas demonstrações financeiras;

Todos os ativos dados em garantia ou de outra forma caucionados estão devidamente representados nas demonstrações financeiras;

Cláusulas restritivas ou outros dados importantes, constantes de contratos de empréstimos ou financiamentos, estão apresentados nas demonstrações financeiras ou notas explicativas;

Todos os passivos contraídos após a data do encerramento do exercício estão fora do balanço sob exame.

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA:

Efetuar contagem física das contas a pagar;

Confirmar as duplicatas junto a fornecedores, por meio de carta de circularização;

Examinar a conta razão de valores a pagar;

Verificar a existência de passivos não registrados;

Fazer o relacionamento entre estoques e fornecedores;

Examinar a correta classificação das contas bem como a observância aos princípios fundamentais de contabilidade.

Outros.

OBRIGAÇÕES (Fornecedores e Contas a Pagar)

Fornecedores

A auditoria em Fornecedores visa examinar, classificar e revisar faturas e documentos pertinentes à conta fornecedores, através de procedimentos elaborados e pré-determinados. Foram levantados erros e sugestões de melhoria para o processo.

A auditoria de fornecedores tem a finalidade de:

Determinar se são pertencentes a companhia;

Determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade;

Determinar se foram corretamente classificados nas demonstrações financeiras.

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Os procedimentos de auditoria a serem utilizados pelo auditor para a obtenção dos objetivos são dependentes da avaliação do controle interno e da materialidade envolvida.

Seguem as etapas do procedimento:

Exame físico: contagem das contas a pagar

Confirmação: confirmação dos fornecedores

Documentos Originais: exame documental das faturas/ notas fiscais

Cálculo: soma da composição dos fornecedores

Escrituração: exame da conta de razão de fornecedores

Investigação: exame minucioso da documentação de compras, do passivo com saldos devedores

Inquérito: inquisição sobre a existência de fornecedores não registrados.

Registros Auxiliares: exame do razão analítico de fornecedores

Correlação: correlação entre os estoques e fornecedores

O exame de auditoria na área de fornecedores tem por finalidade atingir os objetivos previamente determinados. Dessa forma, o programa de auditoria deve ser desenhado com o intuito de evitar trabalhos desnecessários ou que não atendam aos objetivos definidos.

Uma vez definido o programa de auditoria, durante a execução do trabalho o auditor deve estar alerta para evitar possíveis trabalhos desnecessários ou deixar de realizar trabalhos não programados, porém importantes. Caso isto venha a ocorrer, o programa deverá modificado para atender a eventuais trabalhos não programados.

A seleção e a data da aplicação dos procedimentos de auditoria devem ser definidas visando à efetividade do controle interno e à materialidade envolvida e, assim sendo uma vez que o controle tenha sido julgado como adequado, os exames de auditoria podem ser realizados em data intermediária à do encerramento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com