TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de laranja em contabilidade

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO: ADM/Comércio Exterior ​ PROF Cristiane Feltre Economia Brasileira

Relatório Final – Problema nº: 3 data: 03/12/2015

Grupo (nome): Balboa

Nome e sobrenome

Papel

Presença (professor)

Nota de debate

Guilherme Moço

Redator

Vittoria Zuba

Membro

Felipe Feltrin

Membro

Karen Murayama

Membro

Nathalia Gava

Líder

Gabriela Menegon

Porta Voz

1. Questões e Estratégias de Pesquisa

Dando continuidade aos estudos e debate entre os membros do grupo, o problema foi mantido, e pode ser retrospecto como: “Diante do cenário econômico atual do Brasil, qual será o setor mais seguro ou rentável para se investir?”. Dessa maneira, através do embasamento do texto Made in Brazil foram pesquisados conceitos que afetam diretamente os setores da soja e do suco da laranja, impactando na competitividade dos mesmos.

Portanto, diante do problema definido, o conceito utilizado para a elaboração da solução se dá como: Fatores sistêmicos.

1. Solução conceituada

De acordo com Ferraz; Kupfer; Haguenauer (1995), os fatores sistêmicos são aqueles que constituem externalidades strictu sensu (limitadas) para a empresa produtiva, sobre os quais a empresa detém escassa ou nenhuma possibilidade de intervir, constituindo parâmetros do processo decisório. Podem ser: Macroeconômicos: taxa de câmbio, carga tributária, taxa de crescimento do produto interno, oferta de crédito e taxas de juros, política salarial e outros parâmetros; Político-institucionais: política tributária, política tarifária, apoio fiscal ao risco tecnológico, poder de compra do governo.

Destacam-se também os Legais-regulatórios: políticas de proteção à propriedade industrial, de preservação ambiental, de defesa da concorrência e proteção ao consumidor de regulação do capital estrangeiro; Infra-estruturais: disponibilidade, qualidade e custo de energia, transportes, telecomunicações, insumos básicos e serviços tecnológicos (ciência e tecnologia; informação tecnológica; serviços de engenharia, e projetos; metrologia, normalização e qualidade); Sociais: sistema de qualificação da mão-de-obra (educação profissionalizante e treinamento), políticas de educação e formação de recursos humanos, trabalhista e de seguridade social e por fim, os Internacionais: tendências do comércio mundial, fluxos internacionais de capital, de investimento de risco e de tecnologia, relações com organismos multilaterais, acordos internacionais (FERRAZ; KUPFER; HAGUENAUER, 1995).

Em relação à SOJA, como parâmetro Macroeconômico, Segundo Castro (1993), o principal obstáculo no plano sistêmico é a existência de uma elevada tributação na exportação dos produtos, com o ICMS de 13% para o grão, 11,1% para o farelo e 8% para o óleo (no caso argentino, só a exportação de grãos é tributada em 6%). A carga tributária interna é também considerada elevada, variando o ICMS de 7 a 18% dependendo do Estado da Federação, incidindo, de forma cumulativa o FINSOCIAL (2%) e o PIS (0,65%), ver Anexo 1 Figura 1.1.

Segundo a empresa Emater (1993), em relação à Mão-de-obra Rural, sobre a mão-de-obra contratada, incide imposto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no valor de 36,20% sobre o salário, cabendo ao empregador 28,20%. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de 8% sobre o salário pago (EMATER, 1993).

Já os Impostos Diretos são classificados como impostos diretos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Sobre máquinas, implementos agrícolas e insumos, incidem as seguintes tarifas (agosto/1992) em nível de consumidor final: (Ver Tabela 14). Sobre peças de máquinas e implementos agrícolas, o ICMS incidente é de 17% (EMATER, 1993).

Existem também os Impostos Indiretos, que incidem sobre o lucro, a Contribuição Social (10%), o Imposto de Renda (30%) e o Imposto sobre o Lucro Líquido (8%) (EMATER, 1993).

A taxa de juros está correlacionada com a política monetária, pois caso o governo queira controlar a inflação, as taxa de juros são aumentadas, o que pode resultar em uma diminuição de competitividade com os concorrentes externos (SABES, 2012).

De acordo com Buainain e Souza Filho (2009) apud Sabes (2012) uma taxa de câmbio depreciada, resulta em produção voltada principalmente para o mercado externo, como é o caso tanto do mercado de suco de laranja, quanto o mercado de produção se soja, nos quais são áreas que apresentam destaque nas exportações. Observa-se, no entanto que a exportação do suco de laranja corresponde 95% de sua produção (INVESTE). Neste caso a produção do suco de laranja é beneficiada pelo câmbio, devido a dependência que o mesmo possui com o mercado internacional. Em relação a soja, grandes proporções de sua produção permanecem no mercado interno e outra grande proporção tem destino para o mercado externo, como pode ser visto no anexo 1.

Para Batalha e Souza Filho (2009) apud Sabes (2012), cita que o PIB agrícola é um indicador de competitividade, pois quando ocorre o aumento do mesmo, revela uma capacidade para atender o mercado nacional e o internacional.

Em relação a soja, o custo com a energia elétrica é menor, pois a maior parte do processo que envolve mecanização é na colheita, no entanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com