TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Auditoria Governamental

Por:   •  29/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

AVM Faculdade Integrada

Auditoria em Organizações do Setor Público

Isabela Cristina Farias da Conceição

AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO A FRAUDE NO SETOR PÚBLICO

Brasília - DF

2015

AVM Faculdade Integrada

Auditoria em Organizações do Setor Público

Isabela Cristina Farias da Conceição

AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO A FRAUDE NO SETOR PÚBLICO

Projeto de pesquisa apresentado à AVM Faculdade Integrada com parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Tutor: Róbison Gonçalves de Castro

Brasília – DF

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................  4

1 TEMA............................................................................................... 5

2 PROBLEMA..................................................................................... 5

3 JUSTIFICATIVA............................................................................. 5

4 OBJETIVOS..................................................................................... 5

5 REVISÃO DE LITERATURA........................................................ 6

6 METODOLOGIA............................................................................ 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................ 9


INTRODUÇÃO

Os cenários de corrupção, infelizmente tem se tornado cada vez mais frequentes nos atos da Administração Pública, tanto direta quanto indireta. Com isso há uma mudança comportamental da sociedade que se mostra mais preocupada com a transparência dos atos públicos, que passa a exigir mais eficiência eficácia, efetividade, e qualidade dos serviços. Nesse sentido, trazemos o tema da presente pesquisa: como atua a auditoria interna na prevenção a fraude no setor público?

Surge a necessidade de aperfeiçoar os mecanismos para acompanhar e controlar os gastos públicos, identificando qualquer ato que agrida os procedimentos necessários à realização da despesa pública. A ideia é identificar desvios de finalidade, ocorrência de desperdícios, baixa qualidade na prestação de serviços públicos, e, também verificar a ocorrência de fraudes no trato da coisa pública.

Para essa função surge a Auditoria Governamental, que pode ser interna ou externa. Essa pesquisa visa demonstrar de que maneira a auditoria interna trabalha para prevenção e correção de irregularidades nas atividades da Administração Pública.

1        TEMA

Auditoria interna como instrumento de prevenção a fraude no Setor Público

2        PROBLEMA

Como atua a auditoria interna na prevenção a fraude no setor público?

3        JUSTIFICATIVA

O controle da Administração Pública sempre foi objeto de questionamentos em relação a melhor utilização do orçamento público e a influência dos atos da Administração sobre a sociedade. No cenário atual é cada vez mais comum não só a má gestão do dinheiro público mas a fraude nos processos a fim de desviar recursos.

Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva identificar o papel da auditoria interna em identificar atos fraudulentos, fora de conformidade ou que estejam em desacordo com os princípios da Administração.

4        OBJETIVOS

Objetivo geral: Analisar como funciona o processo de auditoria interna no Setor Público.

Objetivos específicos: Identificar fases do processo de auditoria interna no setor público, verificar em que momento os atos do poder público são mais suscetíveis a fraudes e estabelecer a importância da auditoria interna na prevenção destas.

5        REVISÃO DE LITERATURA

Há várias definições de controle interno, as quais, conforme o interesse, origem ou formação do autor podem ter seus conceitos voltados para as diferentes áreas da competência organizacional. Abrangendo os conceitos de uma forma geral, o controle interno é composto pelo plano de organização e todos os métodos e medidas pelas quais uma organização controla suas atividades, visando assegurar a proteção ao patrimônio, fidedignidade dos registros contábeis, a eficiência operacional como meios de alcançar os objetivos da organização.

Nesse sentido mais global de controle interno é que se insere o conceito de auditoria interna, que é um instrumento de controle que fiscaliza as atividades nos âmbitos contábil e operacional, visando identificar falhas sejam intencionais ou não, para então para corrigi-las. Dessa forma se evita, inclusive, punições que poderiam vir do meio externo, como é o caso da Administração Pública Federal que está sujeita a auditoria externa do TCU ou órgão equivalente.

A Constituição Federal de 1988 estabelece com clareza o escopo do controle interno e ainda consagra os princípios básicos da Administração Pública que devem ser observados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com