TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pesquisa

Casos: Projeto Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 4

2.1. COMPETÊNCIAS DO CONTADOR

É indiscutível que a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Frequentemente responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa escolha. Esta pode ser de como comprar ou alugar uma máquina, preço de um produto, contrair uma dívida a longo ou curto prazo, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais, entre outros. Então se faz necessário um profissional contábil extremamente capacitado disposto a suprir a administração com tais informações.

Segundo Marion (2003, p.43), "[...] é tarefa básica do contador, produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões”.

Sabe-se que no cenário competitivo em que vivemos, as empresas necessitam de informações cada vez mais corretas e reveladoras para melhor avaliarem seu patrimônio. Para atender a essa exigência o contador precisa ser capaz de analisar profundamente todos os elementos (dados) disponíveis a fim de contribuir para o sucesso da empresa em que atua.

Iudícibus (1998, p.22), menciona que:

É fundamental aos profissionais ligados à área da contabilidade que saibam ‘tratar’, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional os dados esparsos contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecimentos não especificamente ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório.

Na área contábil está presente o técnico em contabilidade que, por sua vez, cursou contabilidade em nível técnico (médio) e o contador ou bacharel em ciências contábeis, nome dado a quem cursou todo o curso de ciências contábeis. Ambos podem exercer, legalmente, atividades como análise de balanços, contabilidade das empresas, pesquisas contábeis etc. Porém o contador pode desempenhar certas atividades que ao técnico não é lícito.

Conforme Marion (2009, p.30):

O contador está habilitado a exercer outras atividades não cabíveis ao técnico em contabilidade. Essas atividades são:

* Auditoria: exame e verificação da exatidão dos procedimentos contábeis.

* Perícia contábil: investigação de empresas motivada por uma questão judicial (solicitada pela justiça).

* Professor de contabilidade: para ser professor de curso superior, exige-se pós-graduação.

O profissional formado em ciências contábeis também está habilitado a exercer suas atividades, com ou sem vínculo empregatício, pois essa área oferece uma gama enorme de serviços.

Para Fortes (2005, p.03), “O profissional da contabilidade pode exercer suas atividades nas mais diversas funções, tais como, assessor, analista, auditor, perito, consultor, professor, entre outras”.

Fortes (2005, p.202), também destaca que:

Os profissionais contábeis exercem suas atividades de diversas formas, notadamente nas empresas e escritórios, convivendo diariamente com documentos de terceiros, com o fisco e com uma vasta legislação, as quais citamos as áreas tributária, previdenciária, societária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com