TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova de Tópicos Emergentes em Contabilidade

Por:   •  19/4/2020  •  Exam  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 2

Identifique se as transações abaixo descritas representam:

(a) Mudança de política contábil.

(b) Mudança de estimativa contábil.

(c) Correção de erro.

I. (A ) Alfa tinha uma participação em uma sociedade investida que era classificada como coligada. No entanto, em função das alterações introduzidas a partir de 2013 no CPC 36 (R3) – Demonstrações Consolidadas, essa sociedade investida passou a ser classificada como controlada e, como consequência, também passou a ser consolidada nas demonstrações contábeis de Alfa.

II. (B ) Banco do Povo constituiu em 20x2 uma provisão para devedores duvidosos no montante de R$ 100 mil para um empréstimo concedido para a Empresa Gama. Em 20x3, uma agência de risco reduziu a avaliação da Empresa Gama de B para C. Em função disso, o Banco do Povo aumentou a provisão para devedores duvidosos para R$ 180 mil.

III. ( A) Beta é uma sociedade de capital de risco, e, de acordo com as novas normas do CPC, aplicáveis a partir de 2014, as aplicações anteriormente avaliadas pelo método de equivalência patrimonial (em sociedades coligadas, em sociedades controladas e em sociedades controladas em conjunto) passarão a ser avaliadas pelo valor justo.

IV. (C ) Empresa A tinha uma aplicação em ações que foi classificada como ativo financeiro em 20x2, no âmbito do CPC 48 – Instrumentos Financeiros, com avaliação pelo valor justo. Em 20x3, após análise cuidadosa, Empresa A concluiu que essa aplicação em ações era na realidade uma sociedade coligada, no âmbito do CPC 18(R2) – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto, e deveria ter sido avaliada pelo método de equivalência patrimonial.

V. ( A) A Empresa B depreciou as máquinas do seu ativo imobilizado em 20x2 pelo método da linha reta. Em 20x3, em função de alteração do padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados dessas máquinas, seguindo orientação do CPC 27 – Ativo Imobilizado, a Empresa B passou a depreciar essas máquinas pelo método das unidades produzidas, resultando em um valor maior de depreciação em 20x3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com