TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova contabilidade gerencial

Por:   •  5/5/2015  •  Monografia  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTRUÇÕES:

1- Avaliação 1º bimestre (peso  4  na média ) – Cada questão vale 1,0 (um) ponto

2- Respostas com caneta preta ou azul, sem uso de corretivos.

3- A interpretação faz parte da prova.

4- Prova destina-se  a alunos regularmente matriculados. Provas que por ventura forem realizadas  em qualquer outra situação acadêmica não serão consideradas.                                                                                                                                                                      

Questão (01) – Segundo Oliveira e Perez Junior (2012), os conceitos básicos necessários para entendimento dos procedimentos contábeis relativos às aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários são:

I - Títulos de Crédito são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras com o objetivo de captação de recursos no mercado, com prazo de vencimento e rendimentos pré e pós-fixados.

II - Valores Mobiliários são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras representativas de frações de um patrimônio.

III - Aplicações Financeiras são aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada.

IV – Investimentos são aplicações de recursos em papéis de natureza monetária com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixadas.

V - Ativo Circulante são bens e direitos que serão realizados até o final do próximo período; Ativo não Circulante são bens e direitos que serão realizados após o final do próximo período; e Ativo Não Circulante – Investimentos são as participações permanentes em outras empresas e os direitos de propriedade de qualquer natureza, não destinados à venda nem ao uso nas atividades operacionais.

Assinale a alternativa correta:

  1. I, II e III        
  2. I, II e V
  3. II, III e V
  4. III, IV e V
  5. III, IV e V

Questão (02) – O Método da Equivalência Patrimonial foi instituído pela Lei nº 6.404/76 (art. 248). Com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, há um pronunciamento específico para este tema, de tão importante que é. O Pronunciamento Técnico - CPC 18, trata do Investimento em Coligada e em Controlada. Sua forma de mensurar o valor dos investimentos ocorre com a aplicação do Método, onde se apura o resultado da equivalência patrimonial. Desta forma, a investidora, reconhece as alterações ocorridas nas empresas investidas quando estas afetarem:

  1. O Ativo não circulante das Controladas
  2. O grupo Ativo não circulante – Investimentos das empresas Controladoras
  3. O Patrimônio Líquido das empresas investidas
  4. Os Ativos não circulantes das companhias Investidas
  5. O Passivo não Circulante das Investidas

Questão (03) - A equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de investimento que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária de uma empresa em outra empresa. Como conceito básico, é necessário compreender as formas de constituições das empresas. Assinale as alternativas verdadeiras das afirmativas a seguir:

a) (  v  )        Participações societárias são aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida);

b) ( v   )        Investimentos temporários são os adquiridos com a intenção de revenda. Podem ser classificados do AC ou no ANC (ARLP);

c) (  f   )        Investimentos permanentes são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora. Devem ser classificados no AC ou no ANC – Investimentos;

d) (  v  )        Sociedade de responsabilidade limitada é a responsabilidade restrita de cada sócio ao valor de suas quotas, respondendo solidariamente pela integralização do capital social;

e) (  v  )        Sociedade por cotas(quotas) de responsabilidade limitada apresenta a característica de Sócios que entram na sociedade com a obrigação de injetar uma quantidade pecuniária para que a empresa exerça suas atividades.

Questão (04) – O pronunciamento CPC 18 determina que a diferença entre o custo de aquisição do investimento e o valor patrimonial contábil, ocorre quando há Ágio ou deságio, e deve ser segregado nas demonstrações contábeis. Como ferramenta válida para estas reavaliações, são utilizados o valor justo dos ativos (goodwill) e os testes de recuperabilidade. Podemos afirmar que:

I - Quando ocorre ágio por expectativa de lucros futuros, na aquisição de um investimento, não há a segregação da parcela do investimento correspondente a diferença entre o valor pago e o valor justo dos ativos, que é classificada como goodwill no Ativo Intangível no balanço individual, permanecendo no subgrupo de Investimentos e sujeita aos testes de impairment

II - Que o Goodwill é resultado da soma de uma variedade intangível de valores integrantes da e promovem retornos acima do considerado normal (expectativa de rentabilidade futura acima do normal). Este valor representa o excedente entre o preço da transação e o valor dos ativos e passivos da empresa, avaliados individualmente e ao justo valor.

III - O Teste de impairment ou Teste de recuperabilidade – “Impairment test”, tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo.

IV - Na aquisição de um investimento, quando ocorre o ágio por expectativa de lucros futuros, a parcela investida permanece no subgrupo de Investimentos e fica sujeita aos testes de impairment. No caso de coligada, esse teste é um conjunto com o restante do valor contábil do investimento. No caso de controlada, o teste de impairment é o mesmo aplicado às demonstrações consolidadas e, nestas, esse ágio é classificado com Ativo Intangível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (758.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com