TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós-graduação em Controladoria - Modulo EaD

Por:   •  25/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Pós-graduação em Controladoria - Modulo EaD (FECAP)

Disciplina: Contabilidade Societária

Docente: Dr. Sandro Braz Silva

Elaboração de um Relatório teórico baseando em pesquisas de artigos acadêmico-científicos sobre os temas do Módulo de 3, relativo aos indicadores de Liquidez, Endividamento, Rotatividade e Rentabilidade.

Utilizem a estrutura do modelo, a seguir.

Turma: Pós em Controladoria – Modulo Ead

Título da atividade: Atividade Individual – Contabilidade Societária 10N1AL

Alunos: Aline Santos

Disciplina: Contabilidade Societária

 Introdução

As empresas buscam cada vez mais entender como está a saúde do seu negócio econômico-financeiro a curto, médio e longo prazo. Porém, muitas delas não utilizam corretamente as ferramentas que agregam valor ou não as utilizam de forma constante, obtendo uma visão rasa e perdendo a chance de se antecipar diante das demandas, oportunidades de negócio e direcionar melhor forma os líderes. Nesse cenário, os contadores devem estar atentos aos detalhes e o que cada análise pode contribuir para a tomada de decisão.

O objetivo principal desse artigo é mostrar que as demonstrações contábeis é uma grande ferramenta na questão de gerar informações e relatórios relevantes e confiáveis para seus usuários tomadores de decisões. Esses usuários, de maneira geral, são formados por investidores atuais e futuros, bancos, governo, administradores e acionistas da empresa.

As análises dos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade influenciam nas tomadas de decisões econômicas e financeiras? Os resultados obtidos têm grande influência na tomada de decisão, pois a saúde financeira e capacidade de pagamento é conseguida através das análises financeiras; o grau de endividamento demonstra a estrutura do capital e a rentabilidade indica o retorno econômico dos investimentos.

  

A contribuição da análise das demonstrações contábeis para as empresas

  Atualmente o mercado exige das empresas a veracidade das informações, através dos dados financeiros fornecidos pela contabilidade.

  Silva (2005, p.23) descreve a contabilidade como sendo “a linguagem dos negócios e as demonstrações contábeis são os canais de comunicação que nos fornecem dados e informações para diagnosticarmos o desempenho e a saúde financeira da empresa”.

  Dessa forma, fica claro que a contabilidade usa técnicas para análise das demonstrações para identificação de falhas que podem estar acontecendo no dia a dia da instituição e que possam auxiliar na tomada de decisão.

Matarazzo (2003, p. 17) complementa que “o analista de balanços se preocupa com as demonstrações financeiras que, por sua vez, precisam ser transformadas em informações que permitam concluir se a empresa [...] vem sendo bem ou mal administrada...”

  Visto os comentários dos autores podemos concluir o quão importante é a atuação do contabilista na interpretação dos dados e a sua contribuição para a avaliação de desempenho da empresa.

  Ferramentas de análises sobre as demonstrações financeiras

  Toda empresa deve zelar pelos seus números e quando se trata de controles é imprescindível conhecer os índices importantes que auxiliam na tomada de decisão.

 Índices de liquidez

  Os contadores precisam estar atentos aos índices de liquidez para o sucesso de sua empresa. Isso porque elas mostram a capacidade da instituição de honrar seus compromissos a curto, médio e longo prazo.

  De acordo com Matarazzo (1998), os índices de liquidez demonstram a situação da empresa de forma completa, não utilizando como base somente as entradas e saídas de dinheiro, confrontam os índices a partir dos ativos e as dívidas, chegando ao consenso da solidez financeira da empresa. Ainda de acordo com autor, os índices de liquidez corrente e liquidez seca são responsáveis por demonstrarem a capacidade de pagamentos das empresas em curto prazo.

  Ainda de acordo com MATARAZZO e PEREIRA (2018), como regras gerais adotam-se os critérios para os resultados das análises dos índices de liquidez, onde:

 Índice maior que 1: O negócio consegue cumprir com folga os seus compromissos financeiros.

  Mas isso não confirma 100% dos fatos, é preciso analisar ao que foi condicionado esse resultado.

 “Nem sempre um elevado índice de liquidez traduz boa gerência financeira. Em alguns casos, um índice alto de liquidez pode implicar em excesso de disponibilidades, com a consequente perda financeira pela não-aplicação dos recursos; excesso de estoques; prazo excessivamente dilatado de contas a receber etc.” PEREIRA (2018, p.14)

 Índice igual a 1: O negócio tem à disposição valores que empatam com as contas que eles têm a pagar.

 Índice menor que 1: Caso o negócio precisasse pagar todas as suas dívidas a curto prazo, ela não teria recursos suficientes.

  Dentro do tema temos algumas aberturas para análise de liquidez:

 Liquidez imediata

  O índice de liquidez imediata está relacionado diretamente à capacidade financeira que a empresa possui de lidar com emergências, pois se calcula através da divisão apenas dos valores que a empresa possui disponível em imediato não incluindo ativos como estoques ou contas a receber, restando apenas os disponíveis de imediato.

  Um índice de liquidez imediata, segundo Assaf (2007), não represa estabilidade para empresa, pois não é aconselhável a permanência de grande quantidade de dinheiro em caixa, ele pode sofrer desvalorização em situações como inflação alta. O autor apresenta a fórmula para o índice de liquidez imediata.

Fórmula: Disponível Passivo / Circulante 

Fonte: Assaf (2007, p. 119)

 Índice de liquidez corrente

  O índice de liquidez corrente faz o cálculo da capacidade de um negócio realizar o pagamento em curto prazo e, por esse motivo, é um dos indicadores mais utilizados para fazer a análise da capacidade de pagamento de uma corporação.

  Segundo Assaf (2007), uma liquidez corrente favorável indica que a empresa possui mais bens e direitos que obrigações, isso comparando sempre o mesmo período, quanto maior a liquidez corrente maior a capacidade da empresa em financiar suas necessidades através do capital de giro. Assaf (2007) indica a fórmula para o cálculo do índice de liquidez corrente.

Fórmula: Ativo Circulante / Passivo Circulante

Fonte: Assaf (2007, p. 119)

 Índice de liquidez seca

  O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente. A única diferença é que ele exclui os estoques do ativo circulante da empresa, já que esses direitos são menos realizáveis no curto prazo.

  A liquidez seca considera, portanto, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado.

Fórmula: Ativo Circulante – Estoques / Passivo Circulante 

Fonte: Assaf (2007, p. 119)

 Índice de liquidez Geral

  O índice de liquidez geral revela, tanto a curto como a longo prazo. De cada $ 1,00 que a empresa tem de obrigação, o quanto existe de direitos e haveres no ativo circulante e no realizável a longo prazo.

Fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Fonte: Assaf (2007, p. 119)

 Índice de endividamento

  O índice de endividamento serve para mostrar o quanto a empresa está utilizando de capital de terceiros em relação ao próprio e, de acordo com a porcentagem obtida, poderá avaliar a situação em que a empresa se encontra.

  MARION (2012, P. 94) explica que os endividamentos “nos informam se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de recursos dos proprietários. Saberemos se os recursos de terceiros têm seu vencimento em maior parte a Curto Prazo ou a Longo Prazo”

  Ter um alto grau de endividamento não significa que a empresa não está bem, mas sim que ela está correndo um maior risco, por ter altas despesas fixas, assim como ter um baixo grau não significa necessariamente que tudo está correndo bem, mais sim que a empresa não se utiliza de capital de terceiros em suas transações.

  Este índice demonstra qual a proporção do ativo total que está financiado por capital proveniente de terceiros, sendo que, quanto mais próximo de $ 1,00 seja o resultado, maior a insolvência da empresa.

Fórmula:  Endividamento geral = Passivo circulante + Passivo não circulante / Ativo total *100

Assaf Neto (2012, p. 149)

 Índice de rentabilidade

  As análises feitas a partir do índice de rentabilidade permite visualizar as taxas de retorno sobre o período analisado, dos quais, quanto maiores forem, melhor, pois significa que a empresa obteve lucro, ou seja, demonstrará o rendimento obtido através das transações daquela empresa.

  Conforme os estudos de Groppelli; Nikbakht (2010, p. 364): Os investidores, acionistas e administradores financeiros prestam bastante atenção à rentabilidade das empresas. A análise da rentabilidade começa com um exame da maneira pela qual os ativos foram empregados. Os bons dirigentes usam com eficiência seus ativos. Por meio do aumento da produtividade, eles são capazes de reduzir ou de controlar as despesas. As taxas de retorno alcançadas por qualquer empresa são importantes se seus dirigentes pretendem atrair capitais e contratar financiamentos bem-sucedidos para o crescimento da empresa.

Fórmula: Lucro líquido / ativos totais x 100

 Índice de Rotatividade

  O índice de rotatividade tem por objetivo verificar os prazos médios de rotação dos elementos do ciclo operacional da empresa.

  Para se analisar a rotatividade da empresa é importante, inicialmente, conhecer qual é o ciclo operacional de sua atividade.

[pic 1]

Fonte: Assaf Neto (2010).

  O tempo médio dos elementos do ciclo operacional irão fornecer o tempo médio que uma empresa leva para realizar os recursos aplicados em sua atividade operacional. Relaciona-se com o giro desses elementos.

 Giro do Ativo

  O objetivo do giro do ativo é mostrar o quanto foi vendido para cada $ 1,00 investido em ativos. O cálculo é realizado através das receitas geradas e os investimentos realizados pela empresa.

Fórmula: Receita Líquida / Total Ativo

 Estudo de caso realizado no Grupo Clealco Açúcar e Álcool S.A.

[pic 2]http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2021/Julho/22/empresarial/pdf/pg_0019.pdf

 Liquidez Imediata

  Foi observado que a Clealco, no período de 2021, apresentou dificuldades em honrar toda suas obrigações de curto prazo pela indisponibilidade de caixa, devido resultado ter dado R$ 0,07 e em 2020 apresentou 0,01. Por outro lado, constatou-se uma melhora de um ano para o outro, evidenciando que a Clealco tem trabalhado com intuito de prosperar e, consequentemente, honrar seus compromissos financeiros.

 Liquidez Corrente

 Em 2021 a Clealco, possuía uma liquidez corrente de R$ 0,254, comparado a 0,052 em 2020, mostrando uma melhora e isto quer dizer que a companhia consegue quitar as dívidas de curto prazo. Para cada R$1,00, a empresa dispõe de R$0,295, devido ao giro do seu ativo ser regular, a capacidade de pagamento das suas obrigações ganha uma confiança maior.

 Liquidez Seca

  O método utilizado para medir a capacidade de pagamento das dívidas de curto prazo sem considerar o estoque, no ano de 2021, o índice foi de R$ 0,190. Já no em 2021, o resultado foi de R$ 0,038. No ano de 2021, o estoque representou 25,42% do ativo circulante e, no ano de 2020, representava 26,11%, motivo da redução do índice exposto acima.

 Liquidez Geral

  A Clealco apresentou um índice de R$ 0,212, contra R$ 0,194 evidenciado no ano anterior. Mas este índice ainda pode ser considerado um resultado ruim, pois financeiramente a empresa ainda não consegue honrar todas suas obrigações.

 Índice de endividamento

  O índice analisado demonstra qual a proporção do ativo total está financiada por capital de terceiros. A Clealco apresentou um resultado de R$ 1,837 em 2021, já em 2020 foi de 1,976, mostrando um índice inferior ao ano passado, quer dizer que todo o ativo está financiado pelo capital de terceiros, representando um grau de insolvência menor.

 Giro do Ativo

  O giro do ativo mostra o quanto foi vendido para cada R$ 1,00 investido em ativos, quer dizer mostra a eficiência da companhia ao utiliza seus ativos para gerar vendas. O resultado de 2021 foi de R$ 0,70, um número muito bom comparado ao ano anterior que foi de R$ 0,45.

  

 

Conclusão

Como vimos, os índices são ferramentas que geram dados poderosos para que o processo de decisão seja cada vez mais assertivo e bem fundamentado. Bem como para sustentar a continuidade da empresa, o que propicia a possibilidade de transformar os dados em ganhos para a empresa.

No caso exemplificado realizado no Grupo Clealco Açúcar, onde os índices apresentaram uma pequena melhora de 2020 para 2021, indicando que a Clealco teria uma boa capacidade de pagamento em curto e médio prazo, mesmo que no contexto geral o resultado ainda seja insatisfatório.

Esse relatório fixou as métricas de análises e aplicarei (mesmo que testando) na empresa onde trabalho. Alguns casos foram mais difíceis que outros, mas entendo que estou no caminho certo e considero já ter uma base quando o assunto for abordado no meu ambiente de trabalho.

 Referências

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 7a Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6a Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de balanços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

PEREIRA, Xavier Rina. Contabilidade societária. Fecap. 1ª Ed. São Paulo, 2018.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços. 9ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010 Disponível em: https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/analista-contabil/analise_rotatividade.php

https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-contabil/o-que-sao-indices-de-liquidez/

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/8248/1/Artigo%20TCC%20Dayane%20Priscila%20Rodrigues.pdf

Demonstrações Financeiras Grupo Clealco Açucar e Álcool S.A. Disponível em: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2021/Julho/22/empresarial/pdf/pg_0019.pdf

  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (508.7 Kb)   docx (433.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com