TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia EAD Anhembi Modulo 2

Casos: Pedagogia EAD Anhembi Modulo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Sabemos que o papel do docente é fundamental no desenvolvimento do currículo oculto. Como afirmam Moreira e Candau (2008) “[...]o papel do educador no processo curricular é, sim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula. Por este motivo, nós, como docentes, devemos:

I – Registrar as reflexões e discussões nas reuniões pedagógicas e com a escola sobre as questões do currículo oficial e do currículo oculto e estas devem ser frequentes na dinâmica cotidiana da prática pedagógica com intuito de desvelar o que está escondido.

II – Instituir a critica e a reflexão dentro de ambientes democráticos.

III – Devemos assumir uma atitude investigativa e comprometida com a elaboração de currículos mais significativos e que retratem as necessidades objetivas da realidade dos estudantes, a ponto de tornar o processo educativo mais criativo.

Está correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada: c.

I, II e III

Resposta Correta: c.

I, II e III

Feedback da resposta: Todas as alternativas estão corretas e fazem parte do papel do docente.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

No livro Pedagogia da Práxis, Gadotti (2001) explicita o que ele denomina de “Decálogo da Escola Cidadã”. Este decálogo compreende dez aspectos imprescindíveis para o desenho da escola cidadã.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um destes aspectos citados por Gadotti:

Resposta Selecionada: d.

A escola não valoriza a curiosidade e o gosto pela leitura.

Resposta Correta: d.

A escola não valoriza a curiosidade e o gosto pela leitura.

Feedback da resposta: No quinto aspecto Gadotti afirma que “a escola autônoma cultiva a curiosidade, a paixão pelo estudo, o gosto pela leitura e pela produção de textos, escritos ou não”.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Falando sobre o Decálogo da Escola Cidadã proposto por Gadotti (2001) em seu livro Pedagogia da Práxis, pudemos perceber que este decálogo compreende dez aspectos imprescindíveis para o desenho da escola cidadã. Quando falamos que: é importante o respeito à carga horária do docente na escola, que deverá dividir sua carga horária em aulas e outras atividades na escola, estamos nos referindo ao aspecto:

Resposta Selecionada: e.

Valorização pela escola cidadã do contrato de dedicação exclusiva do professor.

Resposta Correta: e.

Valorização pela escola cidadã do contrato de dedicação exclusiva do professor.

Feedback da resposta: No terceiro aspecto abordado pelo autor, “a escola cidadã deve valorizar o contrato de dedicação exclusiva do professor”, o enfoque mostra a valorização da docência no contexto do ensino como profissão. Assim, destaca-se o respeito à carga horária do docente na escola, a qual terá “o máximo de quatro horas diárias de aula e quatro horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com