TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que livros são necessários de acordo com nossa legislação?

Ensaio: Que livros são necessários de acordo com nossa legislação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Ensaio  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

São livros obrigatórios em conformidade com a legislação vigente:

A) Livro Diário

O Livro Diário registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.

B) Livro Razão

O Livro Razão registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contas que compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.

C) Livro Caixa

Contém o registro de todos os recebimentos e pagamentos efetuados pelos Autônimos e Profissionais Liberais. Livro Contas Correntes que também podem se escriturados em fichas, são dispensados de autenticação quando as operações a que se reportarem tiverem sido lançadas, em livros devidamente registros.

2- Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

Como podemos visualizar acima todos os livros contábeis são obrigatórios, e tem a finalidade de registrar os atos diários, mensais e anuais, para facilitar o controle da Organização sobre todos os seus gastos, despesas e receitas que ocorrem ao decorrer dos anos ativos da mesma.

3- O que é o SPED?

É o Sistema Público de Escrituração Digital.

Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do

Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.

De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

4- É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

Sim

Esse novo sistema, proporciona para o mercado, um melhor ambiente de negócios para o país, modernizando os processos de interação entre a administração pública e as empresas, contribuindo assim para a redução do “Custo Brasil”.

5-Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

O sistema antigo de contabilidade era um sistema mais deficiente de informações, sem precisão nas informações, mais com os avanços tecnológicos a contabilidade promoveu um avanço no sistema de informações contábil para facilitar o acesso para deixá-lo mais pratico, ou seja, o sped.

6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

Diário Geral, Diário com Escrituração Resumida, Diário Auxiliar Razão Auxiliar Livro de Balancetes, Diários e Balanços.

7-O que é necessário para que as empresas cumpram com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com