TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questinário de contabilidade básica

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  5.169 Visualizações

Página 1 de 6

                                                        Trabalho

                                         Data da entrega: 17/09/2015

                                                     Questionário

  1. Por que a contabilidade trabalha com números, mas não é tratada como uma Ciência Exata?
  2. O que é Ciência Social?
  3. Qual é o momento em que a contabilidade é vista como ciência? O que se poderia entender como ciência?
  4. Pode-se dizer que Pacioli é o criador do método das partidas dobradas? Explique.
  5. Como fenômeno na Idade Média como protestantismo, mercantilismo e burguesia puderam alavancar a contabilidade?
  6. Por que a realidade inflacionária no Brasil até 1994 trouxe grandes contribuições a contabilidade?
  7. Faça um breve resumo de como surgiu a contabilidade nos primórdios.
  8. Trace algumas diferenças entre a contabilidade financeira, a contabilidade de custo e a contabilidade gerencial.
  9. O que poderia dizer que é mais correto como objetivo da contabilidade prover os usuários das informações necessárias ou estudar o patrimônio da entidade?
  10.  A contabilidade poderia ter como objeto uma Pessoa Física? Explique.
  11.  Qual a finalidade social do contador?
  12.  Diferencie informações: econômicas, físicas e de produtividade?
  13.  Como a contabilidade chegou ao nosso país?
  14.  Porque a vinda da corte portuguesa ao Brasil em 1808 foi importante para o desenvolvimento da contabilidade no nosso país?
  15.  Quais os impactos que os graves problemas sociais enfrentados pelo Brasil, principalmente no século XIX, ocasionaram a contabilidade nacional?
  16.  Por que as décadas de 40 a 70 do século XX foram importantes para o desenvolvimento da contabilidade no país?
  17.  Que eventos ocorreram nesse período?
  18.  Quais os problemas que surgiram com o status de nível superior e a profissão de contador?
  19.  Quais os problemas que ocorreram com a divisão do curso de ciências contábeis e atuariais?
  20.  Quais eram os requisitos básicos para a contratação de guardas livros?

Respostas

  1. Porque ela é uma ciência social aplicada, pois trata do patrimônio que é   gerado e modificado por ação humana ou um conjunto de pessoas dentro de uma sociedade.

  2. As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Em geral, são postas em contraste com as Ciências Naturais e Exatas, já que essas podem ser avaliadas e quantificadas pelo método científico e na área social os métodos utilizados são outros. 

  3. Em torno do século XV, é que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase lógica-racional e de fase pré-científica da contabilidade. A ciência refere-se ao sistema de conhecimento que se adquiriu baseado nos métodos através de pesquisa.

  4. Não, ele apenas consolidou o método das partidas dobradas, expressando a causa efeito do fenômeno patrimonial com os termos débito e crédito. Esse método já era utilizado antes de pacioli, era praticado no século XVIII.

  5. As mudanças ocasionadas durante o mercantilismo, burguesia mais ativa e a concepção do protestantismo foram importantes, pois significaram, também, uma mudança econômica. O comercio marítimo, o avanço do pensamento da sociedade e a criação de novas instituições econômicas trouxeram novos desafios para a contabilidade. O uso do dinheiro por exemplo. Tal como, a liberdade para a geração de lucros, ou seja, a riqueza não era mais algo pecaminoso como pensava a igreja católica, assim como, a concorrência praticada pela burguesia comercial.

  6. Porque devido a isso, foram desenvolvidos técnicas de correção avançadas, destacando-se a correção monetária integral, que é um aperfeiçoamento dos ajustamentos pela variação do poder aquisitivo da moeda, que hoje é adotado pelo ISAC, e até pela ONU.

  7. Na antiguidade o homem não conhecia números muito menos a escrita, exercia a atividade de pastoreiro. Como o inverno chegando, ele tosqueava as ovelhas e depois disso o que se tinha pra fazer era olhar a neve caindo. De repente o homem se questionava: “Quanto será que meu rebanho crescer?” “Será que o meu cresceu mais do que o vizinho?” Como qualquer um, era ambicioso e queria ver sua riqueza aumentar. Então entra a função da contabilidade já no inicio da civilização: Avaliar as riquezas do homem; Avaliar os acréscimos e decréscimos dessa riqueza.

  8. A contabilidade financeira é a geral, necessária em todas as empresas. Já a contabilidade de custos esta voltada para o cálculo, interpretação e controle dos custos. E a contabilidade gerencial esta voltada para fins internos, procura suprir os gestores de um elenco maior de informações.

  9. Prover os usuários das informações necessárias.

  10.  Sim. O acompanhamento das variações do patrimônio de uma grande sociedade por ações de capital aberto merece interesse por parte da Contabilidade, da mesma forma que o patrimônio individual de um de seus sócios.

  11.  Informar a sociedade quão bem (ou mal) certa entidade utiliza os recursos conferidos pelos sócios ou pelo povo, exerce um papel de grande relevância nessa mesma sociedade.

  12.  A informação de natureza econômica deve ser entendida dentro da visão que a contabilidade tem do que seja econômico e não, necessariamente do tratamento que economia daria ao mesmo fenômeno. Já a informação física constitui um importante desdobramento dentro da evolução da teoria dos sistemas contábeis. E a Informação de produtividade compreende a utilização mista de conceitos valorativos e quantitativos.

  13.  Através da colonização dos portugueses, que trouxeram da Itália que era um país vizinho, seus mecanismos e conhecimentos contábeis.

  14.  Porque ocasionou um efetivo aumento da emigração estrangeira, que traziam muitas novidades da Europa.

  15.  Mesmo depois da abolição do trabalho escravo, ainda por muito tempo o país sofreu uma extrema carência de um processo educacional que atingisse as várias camadas da população. E também, o ensino comercial demorou muito tempo para que tivesse uma estrutura capaz de torná-lo mais bem preparado para atender as necessidades comerciais presentes.

  16.  Porque houve uma evolução no ensino da contabilidade no Brasil.

  17.  Na década de 40: Foi editado o decreto-lei 2.627, a primeira lei de sociedade por ações no Brasil, o que representou avanço na contabilidade; No ano de 1946, com a publicação de outro decreto-lei (9.295), foi criado o conselho federal de contabilidade; Nesse mesmo ano foi criado o curso superior de ciências contábeis; Na década de 70: A lei 3.384/58  dá nova denominação a profissão de guarda-livros, que passa a integrar a categoria profissional do técnico em contabilidade; A aprovação da lei 6.404, a lei das sociedades anônimas; A criação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

  18.  Porque os técnicos de nível médio e os guardas livros podiam fazer as mesmas funções que os que tinham nível superior. Então houve perda de prestígio do curso em relação a outros de nível superior.

  19.  Houve alterações curriculares, para obter o título de bacharel em ciências contábeis, era necessária a conclusão de 15 disciplinas, além disso ocorreu a junção de duas disciplinas.

  20.  Uma pessoa com boa letra, que sabe falar bem, escrever bem, entende um pouco de financia e que saiba trabalhar com partidas dobradas.

Bibliografia:  

  • Cláudio Ulysses Ferreira Coelho e Luiz dos Santos Lins TEORIA DA CONTABILIDADE: Abordagem Contextual, Histórica e Gerencial, 1ª edição (2010), São Paulo-SP, Atlas, 360 páginas (capítulo 8)

  • IUDICIBUS, Sergio de; Marion, Jose Carlos; FARIA, Ana Cristina de . Introdução a teoria da contabilidade : para o nível de graduação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009 (capítulos 1, 2 e 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com