TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Mercado de Capitais

Por:   •  15/11/2019  •  Exam  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 9

  1. Cite pelo menos três instituições financeiras internacionais e discuta a sua importância para os mercados financeiros.

Fundo monetário internacional – FMI Criado em 1944/1945 (pós guerra), para ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Uma organização de 188 países, trabalhando para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o comércio internacional, promover elevados níveis de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo

Banco Mundial – Fundado em 1944 nas Conferências de Bretton Woods, junto com o FMI com o nome de Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. Originalmente, seus empréstimos ajudaram a reconstruir países devastados pela Segunda Guerra Mundial.Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e que necessitavam de auxílio financeiro.

Banco Interamericano de Desenvolvimento – É uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, Estados Unidos, e criada no ano de 1959. Seu propósito é financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.

  1. Qual instituição brasileira exerce o papel da Security Exchance Comission americana?

A SEC (ou U.S. Securities and Exchange Commission) é uma agência americana independente e responsável por proteger os investidores. Adicionalmente, ela também é responsável por manter o funcionamento justo dos mercados de valores mobiliários. No brasil, a CVM atua na mesma função

  1. Cite pelo menos 5 Bolsas de Valores, e de Mercadorias e Futuros no desempenho dos mercados de capitais mundiais. Quais os seus principais Índices?

1 – New York Stock Exchange – S&P 500, Dow Jones Industrial, NYSE Composite.

2 – NASDAQ – S&P 500, Dow Jones Industrial, NASDAQ Composite

3 – Tokyo Stock Exchange – Nikkei 225

4 – Shanghai Stock Exchange – SSE Composite

5 – Hong Kong Stock Exchange – Hang Seng Index

  1. Pesquise uma notícia recente (último mês) sobre os mercados de capitais em que seja abordado o comportamento de uma Bolsa. O que ocasionou a oscilação? Quais as consequências para a economia?

Mercados da Ásia acompanham Wall Street e disparam - 05/11/2019 - 10:57 h

(https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/bolsa-de-valores/mercados-da-asia-acompanham-wall-street-e-disparam/290135/)

“As bolsas de ações da Ásia fecharam em território positivo nesta terça-feira, com os recordes de Wall Street e com os investidores renovando o otimismo com as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.”

No final de semana, em entrevista à Bloomberg Television, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse que “estamos fazendo um bom progresso” e que não havia “nenhuma razão natural” para que um acordo comercial de “fase um” não pudesse ser alcançado neste mês. Ross também disse que as licenças para as empresas americanas negociarem com a Huawei Technologies Inc. virão “muito em breve”.

  1. Diferencie os mercados de futuros dos mercados à vista.

No mercado à vista, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação em D+3, ou seja, no terceiro dia útil após a realização do negócio. Nesse mercado, os preços são formados em pregão em negociações realizadas no sistema eletrônico de negociação Mega Bolsa.

No mercado futuro os compromissos são ajustados diariamente. Todos os dias são verificadas as alterações de preços dos contratos para apuração das perdas de um lado e dos ganhos do outro, realizando-se a liquidação das diferenças do dia. Além disso, os contratos futuros são negociados somente em bolsas.

  1. Explique a importância dos derivativos para as empresas.

Os derivativos foram criados como uma maneira de proteger os agentes econômicos (comerciantes ou produtores) contra os riscos das flutuações de preços, especialmente durante períodos de superprodução ou escassez do produto negociado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com