TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Complementares de Fixação de Conteúdo

Tese: Questões Complementares de Fixação de Conteúdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Questões Complementares de Fixação de Conteúdo

1. Quais as principais diferenças entre as Escolas Contábeis – Europeia e a Americana? E quais os motivos que possibilitaram a Escola Americana virar o centro da contabilidade?

A Escola Contábil Europeia faz culto a personalidade, dando ênfase a uma contabilidade teórica e pouca importância a auditoria, as instituições de ensino possuíam baixa qualidade. Já a Americana, enfatiza o usuário contábil e a contabilidade aplicada, tornando importante a auditoria e seu ensino era valorizado na busca de qualidade nas universidades.

Os motivos que levaram a Escola Americana virar o centro da Contabilidade foram de fato o surgimento da necessidade de tratar a contabilidade com objetividade, gerando um conceito de informações úteis para o usuário, o que trouxe alterações no cenário mundial de contabilidade como o surgimento de grandes corporações, ascensão da economia norte americana, grande desenvolvimento do mercado de capitais e ritmo acelerado do desenvolvimento econômico.

2. Explique e exemplifique o Método das Partidas Dobradas?

Criado por Luca Pacioli no período científico, o Método das Partidas Dobradas é o fundamento da causa e efeito, ou seja, débito e crédito. É um mecanismo algébrico, com premissas iniciais convencionais, o lado esquerdo do balanço é, por convenção, o lado do ativo que força a que, como conseqüência, o lado esquerdo de uma conta do ativo deva ser debitado pela criação de ativos ou por seus incrementos. Ex:

Balanço Patrimonial

• Compra de máquinas e equipamentos

ATIVO PASSIVO

R$60.000,00 R$60.000,00 (banco)

3. Fale sobre CFC, CPC e CVM, qual a finalidade de cada um na contabilidade?

CFC é chamado Conselho Federal de Contabilidade e tem por objetivo orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil. CVM por sua vez é a Comissão de Valores Mobiliários que tem por finalidade assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa, proteger os titulares de valores mobiliários, evitar ou cobrir modalidades de fraude ou manipulação do mercado, promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertos.

CPC é o Comitê de Pronunciamento Contábeis, que tem por finalidade: estudo, preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de contabilidade, a divulgação de informações dessa natureza, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

4. Para qual usuário é importante analisar a capacidade de pagamento de uma empresa? Em qual relatório contábil (BP, DRE e DFC) esse usuário encontra essa informação?

Para os credores é importante analisar a capacidade de pagamento de uma empresa, encontrados no BP.

5. Qual o principal objetivo das demonstrações contábeis e qual seu público?

Seu objetivo é oferecer aos usuários de forma estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com