TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Complementares

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Complementares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  2.996 Visualizações

Página 1 de 13

O Sorriso de Monalisa

1- Escolha e narre duas cenas do filme assistido que mais tocaram a sua sensibilidade, aponte a emoção que lhe proporcionaram e explique o por que .

A primeira cena é a que a professora Katherine Watson vai dar sua primeira aula bem preparada no Colégio Wellesley, e todas as alunas a boicotam, deixando a professora totalmente desestruturada. Essa cena foi chocante e inesperada e causou tristeza ao ver a decepção da professora. Senti-me assim, pois, como Katherine Watson também sou professora e no momento dessa cena me coloquei em seu lugar e fiquei imaginando como reagiria se tal situação ocorresse comigo, com certeza me sentiria frustrada com uma sensação de fracasso.

A segunda cena é a parte final do filme, quando todas as alunas acompanham Katherine Watson em sua saída da escola. Essa cena causou uma emoção muito grande, trazendo sentimento de felicidade, isso porque apesar da professora não ter conseguido mudar a maneira tradicional da escola e suas ideias não terem sido aceitas e nem compreendidas, ela atingiu um objetivo muito maior que foi tocar na mente e no coração de suas alunas, transformando suas vidas e consequentemente os seus destinos e ela também não só conseguiu ensiná-las, mas também obteve o reconhecimento de suas alunas.

2- Escreva dois valores que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme. Frente a esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.

Liberdade e verdade são dois valores morais importantes que se encontra no filme O Sorriso de Monalisa que vale a pena ser divulgado para as pessoas. Mesmo nos dias atuais em que há liberdade de expressão, muitas vezes nem todos gostam quando se pensa diferente da maioria gerando desconforto e até desentendimento, e esse filme mostra a luta de Katherine Watson pela liberdade de pensar e falar o se pensa, e mesmo quando a maioria está em oposição a ela, não desiste só para agradar outros, mas ela age com verdade sempre, não mudando porque outros querem, mas seguindo um proceder sábio porque tem certeza que essa é a melhor opção, agindo sempre de maneira autêntica e verdadeira.

3- Para você, como aluno do curso de Pedagogia, que lições o filme o estimulou a aprender (no mínimo duas).

Esse filme me estimulou a querer imitar a capacidade de superação e a paixão pelo seu trabalho de educadora da personagem Katherine Watson. Pois ela não se deixou abater mesmo depois de uma recepção tão hostil por parte das alunas em sua aula inicial e não deixou desistiu da sua profissão mesmo após descobrir que o sistema de ensino do Colégio Wellesley não era o que ela esperava, pelo contrario se envolveu com suas alunas se esforçando ao máximo em fazer com que elas enxergassem algo a mais que uma simples vida de dona-de-casa.

4-O olhar cinematográfico pode ampliar e enriquecer o nosso olhar sobre educação e sobre e sobre o processo escolar. Com base no filme assistido, ressalte e explique um aspecto que levou a um olhar mais detalhado sobre a Educação ou sobre a sala de aula.

Um aspecto interessante do filme é que a professora Katherine Watson procura meios para tornar sua aula interessante e estimulante após seu momento desastroso com suas alunas em sua aula inicial, momento este que destaca a grande sabedoria livresca das educandas e a professora atenta a isso procura meios de romper com o ensino tradicional fazendo com que suas alunas reflitam, pensem, analisem o conteúdo da matéria História da arte. Isso é extremamente importante para o professor trabalhar com seus alunos de maneira que eles realmente consigam enxergar além dos livros, fazendo com que haja maior correlação entre a teoria e a prática, que será para toda a vida.

Referência:

MONA Lisa Small. Direção: Mike Newell. Produção: Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff e Deborah, 2003. 1 filme (125 min.). EUA.

O clube do imperador

1. Escolha e narre duas cenas do filme assistido que mais tocaram a sua sensibilidade, aponte a emoção que lhe proporcionaram e explique o por que .

A primeira cena que escolhi foi o momento em que o professor William Hundert descobre que seu aluno Sedgewick Bell trapaceia no concurso do Senhor Júlio César, essa cena é muito marcante, pois a partir dela o professor passa a sentir que fracassou. Essa parte do filme foi muito emocionante, pois é possível sentir toda a tristeza e sentimento de fracasso do professor, visto que ele havia apostado alto em Sedgewick Bell imaginando que ele mudaria de atitude, mas tudo em vão. Tristeza e sentimento de fracasso são o que muitos de nós professores sentimos quando vemos alunos com grande potencial e mesmo assim não conseguimos ajuda-los, por diversos motivos muitas vezes desconhecidos por nós, muitos de nossos estudantes assim como Sedgewick Bell não tem interesse em aprender, e pior ainda muito não querem nem mesmo adquirir valores morais que servirão para toda a vida.

A segunda cena escolhida é a do final do filme, quando após 25 anos o professor se reencontra com seus alunos para um novo desafio do Senhor Júlio Cesar, proposto por Sedgewick Bell, nesse momento o professor se enche de esperança por imaginar que mesmo que tardiamente o que ele ensinou a esse aluno possa de alguma maneira o ter influenciado, fazendo assim que ele tenha se tornado um homem de princípios, mas ao ver que ele trapaceia novamente, conclui que fracassou, mas ao ver o reconhecimento de seus alunos pelo ensino que receberam dele percebe que o valor de uma vida não se mede por um fracasso ou sucesso solitário. Cena maravilhosa! Desperta em quem assiste o sentimento de dever cumprido, de satisfação e alegria pelo trabalho de educador, pois o professor não é apenas aquele que ensina conteúdos, mas ensina para a vida, e é claro que espera que o educando molde o seu caráter e assim o seu destino, mas também mostra que o professor não tem poderes mágicos, que no final, a escolha está nas mãos de seus alunos.

2. - Escreva dois valores que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme. Frente a esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.

Ética e honestidade. Naquela escola de tradicional não havia avançado para os verdadeiros valores de uma sociedade moderna, onde todos tinham que seguir os mesmos padrões. Ser o "Julio César" no jogo dentro da escola era o ápice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com