TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar

Por:   •  22/3/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  2.211 Visualizações

Página 1 de 5

Notas: 1

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

b. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

c. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

d. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e. O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Question2

Notas: 1

O diagrama seguinte representa uma pirâmide de energia.

A largura de cada nível dessa pirâmide, quando analisada de baixo para cima, representa

Escolher uma resposta.

a. a produtividade primária bruta, a produtividade primária líquida e a produtividade secundária líquida, respectivamente.

b. a quantidade de energia disponível para o nível trófico seguinte.

c. o número de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.

d. a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nível trófico para o seguinte.

e. o tamanho dos produtores, consumidores primários e consumidores secundários, respectivamente.

Question3

Notas: 1

A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior

Escolher uma resposta.

a. sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.

b. retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.

c. liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.

d. disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).

e. absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.

Question4

Notas: 1

O esquema representa o fluxo de energia entre os níveis tróficos (pirâmide de energia) de um ecossistema. Essa representação indica, necessariamente, que

Escolher uma resposta.

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com