TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

LIVIA KAREN FERREIRA SOUSA

São Luís

2015

Livia Karen Ferreira Sousa

[pic 1]

São Luís

2015

SUMÁRIO

Sumário

Digite o título do capítulo (nível 1)1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6

RESUMO

Foi realizado através desde trabalho uma análise do setor Contábil de uma empresa do setor de Construção Civil, com ênfase na área de contabilidade geral, destacando o papel do contador e acionistas da empresa, com demonstração de suas atividades profissionais diária. A partir deste estudo conseguiremos conhecer a realidade dos profissionais envolvidos na área contábil, quais as condutas adotadas para desenvolvimento das atividades, como se comportam diante dos fatos inesperados, que procedimentos são tomados para aquisição de documentos importantes, enfim todo processo que é desenvolvido por esse setor contábil na Meta Dias Branco Empreendimentos Imobiliários SPE 001. Será demonstrado o organograma e fluxograma da Empresa, focado em destacar as principais atividades e características desenvolvidas.

Palavras-chave: Construção Civil, setor contábil e desenvolvimento do trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

A área escolhida para a realização deste trabalho foi a de Contabilidade Geral, constituído de observações, relatórios, trabalhos desenvolvidos, fatos ocorridos, em todo o decorrer do mesmo, acompanhados periodicamente pelo supervisor responsável Cleomar Santos, Contador responsável pela empresa, período e carga horária foram de 120 horas.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O local onde foi realizado o estágio é a Meta Dias Branco Empreendimentos Imobiliários, empresa de incorporação de empreendimentos imobiliários, construção de edifícios e corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis. Situa-se na Avenida Avicênia, nº 18, loja 18 térreo, Calhau, São Luís – MA e é de propriedade do senhor Fernando Fialho.         .

  1. A função do setor contábil dentro da empresa

O contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.

2.2 Organograma Geral da Área de Contabilidade Geral

[pic 2]

O Contador é o responsável pelos departamentos de Contabilidade Geral, Fiscal e Custos.

  1.  Serviços Prestados

O Setor contábil da empresa administra toda parte contábil do Grupo que a empresa faz parte são 5 empresas dentre eles industrias , posto de gasolina , construtora e filiais desenvolvem todas as funções  voltadas à área da contabilidade. Distribuindo as funções em departamentos assim definidos: Contabilidade (abertura, alterações, contabilizações, demonstrações contábeis e financeiras, Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica), Fiscal (escrituração, apuração de encargos, obrigações assessórias, como DACOM, SPEED, DIRF, DCTF, etc), apurações de encargos e guias) e Analista de Custos (Orçamentos, Custo), etc.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

3.1 Exatidão, autenticidade e clareza quanto à apresentação do desenvolvimento do trabalho junto ao cliente

O setor contábil deve fornecer o máximo de informações e respaldo aos diretores, gestores e acionistas quando procurado para prestação de determinados serviços, consulta e/ou informações quanto à área reservada à contabilidade. A empresa se baseia, entre outros, nos dados contábeis para a tomada de decisões, certificando que suas atividades devem sempre estar atualizadas.

3.2 Atento a atualizações 

O profissional da Contabilidade deve estar sempre alerta quanto às modificações das leis vigentes, devendo consultar as informações com os órgãos responsáveis, para que possa fornecer dados corretos quando solicitado.

  1. QUANTO AO ATENDIMENTO AO CLIENTE

4.1 Atendimento inicial

O processo é iniciado quando o assistente administrativo recebe a nota fiscal/fatura referente ao produto adquirido. Neste ponto, são verificados todos os dados do documento para não haver interrupção no processo, tais como nome da empresa, data de emissão, se é nota de outro estado, valores e etc.

4.2 Inserção da nota fiscal em sistema

Após todos os dados serem apurados, o documento é inserido em sistema para ser vinculado no grupo correspondente (por exemplo: prego será inserido em estrutura, porcelanato em revestimento cerâmico) e aguarda por aprovação dos diretores da empresa. Após aprovação, é emitido documento autorizando pagamento onde consta assinatura do engenheiro responsável pela obra e do diretor técnico.

  1. Encaminhamento ao setor contábil

Posteriormente, o setor financeiro recebe as notas para realizar o pagamento e arquivar. Os documentos são encaminhados ao setor contábil no início de cada mês para fazer os relatórios e realizar pagamentos dos tributos necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com