TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PIM V PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

Por:   •  5/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  14.284 Palavras (58 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 58

     

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO PIM V

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

VIVO S.A.

URUAÇU – GO

2020

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

VIVO S.A.

 Leandro Pires Silva.

RA:1410709

          Superior Técnico em Gestão

2º Semestre

URUAÇU - GO

2020

RESUMO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar informações importantes sobre a empresa Vivo S.A., analisando as disciplinas cursadas no bimestre, a fim de trazer análises pertinentes sobre os assuntos relacionados à empresa em discussão. O objetivo geral deste trabalho é descrever os principais aspectos da análise das demonstrações financeiras, em termos de liquidez, endividamento, atividade e lucratividade, além do planejamento tributário. Objetiva ainda descrever as técnicas de matemática financeira aplicadas na Vivo S.A.  

Os objetivos específicos são: elaborar uma análise econômico financeira sintética, a partir das demonstrações financeiras da empresa escolhida como objeto de pesquisa; Descrever o processo de planejamento tributário da empresa; Descrever como as principais técnicas da matemática financeira podem auxiliar os diferentes processos de tomada de decisão, da área financeira, na gestão da Vivo S.A.

Para isso, este Projeto Integrado Multidisciplinar foi dividido em capítulos. No primeiro, foi feito um levantamento sobre as características da empresa, bem como o ramo e perspectivas sobre o mercado de atuação. O segundo capítulo trata das fontes de financiamento, fazendo um levantamento sobre o capital de giro e explica de onde vem e como é gerenciado esse dinheiro, por exemplo, as despesas que são ocasionadas. O terceiro, trata sobre o planejamento tributário, comentando sobre créditos e débitos da companhia e classificações fiscais, comentando também as vantagens e desvantagens dos tipos empregados. O quarto capítulo específico é exclusivo da matemática financeira, onde é explicada a aplicação ao planejamento tributário e ressaltadas informações sobre a análise de riscos da organização. De modo geral os estudos alcançaram os objetivos propostos para realização deste trabalho.

Palavras-chave: Financiamento. Planejamento Tributário. Matemática Financeira.

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 1

1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL – VIVO S.A. ................................................... 2

2. ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ............................................ 15

3. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ......................................................................... 23

4 . MATEMÁTICA FINANCEIRA ............................................................................. 30

5 . CONCLUSÃO ..................................................................................................... 39

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................... 40

INTRODUÇÃO

                Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento e fundamentação teórica com base em estudos relativos às disciplinas ofertadas no bimestre.

                O PIM V coaduna as disciplinas Análise das Demonstrações Financeiras, Planejamento Tributário e Matemática Financeira.         

                A Vivo S.A. é uma empresa do ramo de comunicações, mais concretamente será explanado o funcionamento das suas fontes de financiamento, o planejamento tributário e a matemática aplicada nos negócios da organização.

         O principal objetivo deste trabalho é, por meio de um estudo de caso, descrever os principais aspectos da análise das demonstrações financeiras, em termos de liquidez, endividamento, atividade e lucratividade, além do planejamento tributário, além de descrever as técnicas da matemática financeira aplicadas à Vivo S.A.

        Os objetivos específicos tratam da definição da Vivo S.A. como objeto de estudo para o estudo de caso proposto no PIM V, bem como o desenvolvimento da Análise das Demonstrações Financeiras, do Planejamento Tributário e da Matemática Financeira da referida empresa. Além de elaborar uma análise econômico-financeira sintética, a partir das demonstrações financeiras, sobre a Vivo S.A.; Descrever seu processo de planejamento tributário e as principais técnicas da matemática que auxiliam (ou podem auxiliar) os diferentes processos de tomada de decisão da área financeira na gestão da Vivo S.A.

        A primeira parte deste trabalho trata da descrição da empresa. A segunda parte explica suas fontes de financiamento; faz um levantamento do capital de giro, bem como dos valores dos tributos mais comuns inerentes às transações da Vivo S.A. A terceira etapa trata do planejamento tributário da Vivo e quais estratégias para redução dos impostos, qual a classificação fiscal de empresa e quais são as vantagens e desvantagens do regime tributário aplicado à empresa.

        A quarta parte mostra os cálculos matemáticos inerentes às operações de planejamento tributário e o conceito mais aplicado. Por fim a conclusão faz um apanhado geral do trabalho apontando os pontos fortes e fracos dos dados analisados neste projeto.

 2 Descrição Organizacional – Vivo S.A.

                 A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil. A Telefônica Brasil S.A. é uma sociedade por ações de capital aberto, tendo como objeto social a exploração de serviços de telecomunicações; desenvolvimento das atividades necessárias ou úteis à execução desses serviços, em conformidade com as concessões, autorizações e permissões que lhes foram outorgadas; exploração de serviços de valor adicionado; exploração de soluções integradas, gestão e prestação de serviços relacionados a: (i) data center, incluindo hospedagem e colocation; (ii) armazenamento, processamento e gerenciamento de dados, informações, textos, imagens, vídeos, aplicativos e sistemas de informações e congêneres; (iii) tecnologia da informação; (iv) segurança da informação e da comunicação; (v) telecomunicações; e (vi) sistemas de segurança eletrônica; licenciamento e sublicenciamento de softwares de qualquer natureza, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.7 Kb)   pdf (530.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com