TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLUCOES 13 QUESTOES ESSENCIA SOBRE A FORMA

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

MBA GESTAO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MARQUETE BASTOS SANTANA

RESOLUÇÃO DE 13 QUESTÕES

 EXISTÊNCIA (ESSÊNCIA SOBRE A FORMA)


BELÉM-PA

2015


FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

MBA GESTAO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MARQUETE BASTOS SANTANA

RESOLUÇÃO DE 13 QUESTÕES

 EXISTÊNCIA (ESSÊNCIA SOBRE A FORMA)

BELÉM-PA

2015

Objetivos da análise

Existência

  1. Há ativos e passivos omitidos (existem, mas não estão apresentados)?
  2. Há ativos e passivos fictícios (estão apresentados, mas não existem)?

Avaliação

  1. Os ativos e passivos estão adequadamente avaliados (valor justo)?

INTANGÍVEL

1. A empresa fabrica produtos de tecnologia de ponta e mantém um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos. No ativo da empresa há duas contas no grupo intangível (Pesquisa de Novos Produtos e Desenvolvimento de Novos Produtos) nas quais são apropriados separadamente os gastos incorridos com o material consumido e pessoal alocado nos projetos de pesquisa e desenvolvimento, assim como parte das despesas administrativas calculadas por rateios. Periodicamente, o contador analisa os gastos apropriados nessa conta e baixa para o resultado os gastos mais antigos numa base PEPS – Primeiro que entra, primeiro que sai, mantendo nessa conta os gastos incorridos nos últimos dois anos.

1.1. Não há ativos e nem passivos omitidos, tanto na fase Pesquisa de Novos Produtos quanto no Desenvolvimento de Novos Produtos.

1.2. Sim. houve o registro de um ativos fictícios, trata-se Pesquisa de Novos Produtos não pode ser considerada como ativo, portanto deve ser baixada e reconhecida como despesa. Já em relação ao Desenvolvimento de Novos Produtos, há problemas de mensuração, os gastos incorridos com o pessoal alocado e as despesas administrativas devem ser lançados como despesas na fase da pesquisa, sendo que não existe um ativo, só poderiam ser ativados os gastos incorridos com o desenvolvimento

1.3. Não .Em relação a pesquisa não há ativos, não pode ser analisado o valor justo. Já em relação ao desenvolvimento há problema de mensuração, visto que o contador dessa empresa utilizou um critério que supervaloriza os ativos em estoque, o critério utilizado pela empresa para amortizar pois deveria levar em consideração a vida útil

2. A empresa adquiriu os direitos de uso de um novo programa de Gestão Empresarial e contratou consultoria para implantação desse programa. O contador abriu uma conta no Intangível e apropriou os custos da licença, da consultoria, dos salários e encargos dos funcionários alocados no processo de implantação e dos custos de treinamento do pessoal que irá utilizar o programa.

2.1. Não há ativos e passivos omitidos. Apropriação correta na conta do ativo intangível

2.2. Sim. O ativo existe, mas a mensuração está incorreta, os gastos de treinamento do pessoal deveriam ter sido lançados em despesas, já que este gasto se apresenta na fase da pesquisa.

 2.3. Não. Os ativos não estão adequadamente avaliados e apropriados na conta do intangível encontra-se a despesa com Treinamento de Pessoal... O Treinamento de Pessoal visa a utilização do programa e não a sua implantação logo não está adequadamente avaliado pelo valor justo.

3. A empresa desenvolveu uma marca que foi registrada nos órgãos competentes. O contador registrou no Intangível na conta Marcas e Patentes o custo de desenvolvimento e registro da marca. Os produtos lançados com essa marca tiveram grande aceitação no mercado e a marca se tornou valiosa. Uma empresa de consultoria foi contratada para determinar o valor de mercado que a marca poderia alcançar numa eventual venda. O laudo de avaliação da consultoria apresentou valor da marca muito maior que o registrado contabilmente. Com base nesse laudo, o contador atualizou o valor contábil da marca ao valor apresentado no laudo e registrou a contrapartida no Patrimônio Líquido na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial.

3.1. Não houve omissão de ativos, todos ativos foram registrados corretamente

3.2. Não existem ativos e passivos fictícios, Correto registrar no ativo intangível o custo de desenvolvimento e registro da marca

3.3. Não, Há sim um problema de mensuração do ativo “marca” uma vez que esse ativo não pode ser avaliado tendo por base um laudo técnico de avaliação da consultoria. Ou seja há um problema de mensuração na medida em que o valor da marca não pode ser avaliado a preço de mercado, , o valor apresentado é um valor subjetivo e não possui um valor justo confiável.

4. Um laboratório farmacêutico mantém equipe de biólogos realizando pesquisas com o objetivo de descobrir uma vacina contra o vírus Ebola. O contador abriu uma conta no grupo de Intangível – Pesquisa em andamento na qual está registrando todos os custos incorridos na pesquisa. Pretende iniciar a amortização quando a vacina for descoberta.

4.1. Não há ativos omitidos , a qual trata de ativo intangível gerado internamente.

4.2. Sim, há ativos fictícios, o contador está lançando custos incorridos na pesquisa onde não representa um ativo para o laboratório, os custos incorridos devem ser apropriados em Despesas, só poderiam ser lançados os gastos incorridos na conta do intangível no desenvolvimento da pesquisa. No entanto, se a pesquisa condiz á descoberta de uma fórmula, esta se transforma em ativo passando para fase de desenvolvimento podendo alocar os custos incorridos no intangível sendo depois amortizado pela vida útil. . Portanto, existe ativo fictício: pesquisa vacina contra o vírus Ebola.
deve ser baixado o ativo como despesa.

4.3. Não pois temos um problema de mensuração na. “Pesquisa em andamento” está registrada indevidamente como Ativo mas na verdade é uma Despesa. Não

pode ser analisado o ativo pelo valor justo,

5. Determinada companhia aérea lançou campanha para escolha de sua marca por meio de uma pesquisa em site da internet criado para esse fim. Os participantes que votaram na marca vencedora ganharam uma passagem aérea da própria companhia para ser utilizada no prazo de 24 meses. Os gastos para desenvolvimento do site, registro da marca escolhida, criação da logomarca e outros incorridos no desenvolvimento da marca foram ativados no intangível como custo da marca. Os gastos incorridos com as viagens aéreas dos vencedores estão sendo apropriados como despesa em regime de competência na medida em que são utilizadas pelos vencedores. A marca não será amortizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com