TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões da essência moral

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

  1. A moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos seres humanos. Baseado nesta definição explique detalhadamente quais são os dois planos que encontramos na moral?

A moral descriminada em dois planos normativo que é relacionado com as normas e regras estabelecidas socialmente e fatual que é estabelecido por comportamento dos indivíduos que são inerentes ao que esta estabelecido e do que pensamos ser.

  1. Qual a diferença entre moral e moralidade? Explique.

A moral é um conjunto de normas aceitas e livres que regulam o comportamento individual e social do homem. Já a moralidade nada mais é que a moral em ação, a moral praticada.

  1. A moral possui, em sua essência, uma qualidade social. Explique os três aspectos fundamentais da qualidade social da moral.

Cada indivíduo, comportando-se moralmente, sujeita a determinados princípios, se submeter e se sujeitar a algumas normas omitidas pela sociedade como valores etcs. Mas os indivíduos pertencem a uma época determinada e a comunidade. O comportamento que seja adequado para mim, adquiridos no meio ambiente (convívio), talvez não seja para a sociedade.

O comportamento moral é tanto comportamento de um grupo coletivo, submetido por diversas pessoas em uma sociedade, mais livre e consciente. Contudo, mesmo quando se trata de conduta de um indivíduo, não estamos diante de uma conduta rigorosamente individual que afete somente ou interesse exclusivamente a ele.

As ideias, normas e relações sociais nascem e se desenvolvem em correspondência com uma necessidade social. A sua necessidade e a respectiva função social explicam que nenhuma as sociedades humanas conhecidas até agora, conseguem desenvolver sua moral sem depender de outras morais em uma sociedade. Ninguém consegue seguir apenas seu conceito sem tirar uma relação com as regras sociais, que está ativo naquele momento. Temos a necessidade de estar de acordo com o que a sociedade nos propõem, para conseguir desenvolver os nossos papéis.

  1. Explique no que consiste o caráter individual da moral e qual a importância deste fator no ato moral?

O caráter individual da moral se baseia, na qual é relacionada com a sociedade, ou seja, eu penso diferente das outras pessoas e vivo da maneira que acho certo. A importância e que como a moral não se baseia em valores absolutos, mais sim em valores que podem se modificar através do tempo em uma mesma sociedade, ou seja, o que era considerado bom pela sociedade pode passar a ser considerado mal ou vice-versa. Ou seja, ela é moldada de acordo com a convivência, ambiente.

  1. Explique de forma detalhada, os 5 elementos que compõem o ato moral. Dê um exemplo prático de uma situação em que todos estes elementos aparecem e portanto, o ato pode ser categorizado como ato moral.

O ato moral é composto por:

• Motivo: Um motivo que se faz se realizar o ato moral, que quando o indivíduo tem plenitude do motivo de sua ação, este motivo se torna consciente.

• Consciência: ter a visão do objetivo almejado.

• Escolha entre vários fins / decisão de realizar o fim escolhido: fazer escolha da melhor maneira obter o objetivo a ser alcançado.

• Resultado efetivo: Após o processo de ter objetivo traçado, ter consciência do mesmo, e escolher o melhor caminho a seguir é visado o objetivo do ato moral.

• Sujeito real: é o sujeito de idoneidade que é trajado de consciência e moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com