TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de executar o projeto, com indicação do respectivo e questões importantes no processo de tomada de decisões e o planejamento para o futuro

Pesquisas Acadêmicas: Formas de executar o projeto, com indicação do respectivo e questões importantes no processo de tomada de decisões e o planejamento para o futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

WATSON WILLIMES DA SILVA FONSECA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Remanso

2012

WATSON WILLIMES DA SILVA FONSECA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Orientadores Prof°s.

• Fábio Proença

• Thiago Nunes Bazoli

• Helenara Regina Sampaio Figueiredo

• Janaina Vargas Testa

• Regina Lúcia Sanches Malassise

Remanso

2012

Introdução

O relatório abaixo descreve algumas maneiras de começar um empreendimento, mostrando tópicos relevantes e importante na tomada de decisões e planejamentos futuros.

Demonstraremos também de uma forma clara e objetiva a posição do Brasil perante as crises econômicas e as maneiras encontradas para solucioná-las e revertê-las positivamente para seu setor de atuação.

Desenvolvimento

Para se iniciar um empreendimento é necessário seguir alguns passos que são de total importância na execução do mesmo. Além da pesquisa de mercado o planejamento financeiro é umas dos pontos mais importantes no começo de um projeto, pois ele demonstra ao empreendedor o quanto e aonde ele pode ou deve investir e deixa claro a maneira e os meios que a empresa utilizará para alcançar seus objetivos financeiros.

O planejamento financeiro deve prever o que acontecerá caso o esperado não atenda as expectativas dos executivos e do mercado, evitando assim surpresas ruins e sempre buscando dar uma maior confiança e segurança ao empresário iniciante.

O orçamento de caixa é uma ferramenta básica e muito utilizada no planejamento financeiro, pois demonstrará todos os pagamentos efetuados pela empresa no período, além de mostrar excedentes e faltas de caixas, com isso a empresa poderá planejar melhor seus investimentos de curto prazo e ao mesmo tempo, conseguirá obter algum tipo de financiamento. O orçamento de caixa, mostra ao administrador financeiro uma noção de lucros e recursos ao longo de um período.

Um planejamento bem feito proporciona ao empreendedor visão real do funcionamento de sua empresa e mostra as medidas a serem tomadas em eventuais problemas que aparecerem. Esse planejamento deve andar lado a lado com a execução do projeto, assim o controle por parte do proprietário será mais efetivo e satisfatório.

Para auxiliar o empresário no controle de seus negócios existem as técnicas de análise do orçamento de capital, essas técnicas mostram várias maneiras de conduzir e organizar o giro de capital dentro da empresa.

A técnica do valor presente líquido é principal ferramenta para analisar projetos de investimentos e consiste na diferença entre o valor presente das entradas líquidas de caixa descontadas ao custo de capital da empresa e o valor da saída de caixa para investimento. Essa técnica é muito utilizada na tomada de decisões para que o objetivo do administrador que é o aumento de capital seja alcançado.

Outra técnica utilizada é a taxa interna de retorno. É uma taxa pela qual um investimento é recuperado por meio dos rendimentos auferidos de um projeto.

O payback é o prazo de retorno dos recursos investidos em um projeto, é o período de tempo necessário para a recuperação do investimento inicial do projeto, através das entradas líquidas de caixa. O principal objetivo do payback é a redução do risco e a valorização da liquidez.

Atualmente as empresas com pouco capital buscam alternativas para conseguir investir em seus negócios, isso se dá através de financiamentos, empréstimos e leasing,

Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, onde ela fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato. Já o Leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem.

Digamos que uma empresa deseja comprar um equipamento que a auxiliará no trabalho fazendo análises clinicas. O valor do produto é R$ 60.000,00, dependendo da instituição prestadora do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com