TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões formas de governo - Vico

Por:   •  16/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 3

ANDREI LUCAS OLIVEIRA CALHEIROS -  MATRÍCULA: 1710100170

QUESTIONÁRIO VICO

  1. Qual é o objetivo geral da obra de Vico?

Tentar descobrir as leis gerais, de forma abrangente e grandiosa, que regem o desenvolvimento histórico numa tentativa de dar sentido ao que foi vivido e ao que estar por vir.

  1. Como Vico classifica as formas de governo?

Distanciando das teorias clássicas, Vico classifica as formas de governo como Aristocracia, democracia e monarquia, nessa ordem.

  1. Explique o conceito de “estado bestial”.

É a completa inexistência de relações sociais, nem mesmo familiar. O indivíduo nesse estado vive totalmente só e isolado. Nesse ponto existe apenas a autoridade monástica.

  1. Qual é a diferença entre o “estado bestial” de Vico, o “estado de natureza” de Hobbes e o “estado de natureza do bom selvagem” de Rousseau?

O estado bestial de Vico é histórico e descreve o estado do homem primitivo, que em sua solidão, se torna soberano; Hobbes trata a mesma questão apenas como uma hipótese racional, onde cada homem vive por conta, podendo ainda guerrear com outros; Rousseau não acreditava que o estado de natureza seria uma etapa da história humana caracterizada por inconveniências que deveriam ser substituídas pela sociedade civil, pois para ele o homem é naturalmente bom, e o seu estado natural, isolado da sociedade, não seria particularmente ruim.  

  1. Caracterizar a “etapa das famílias”.

Também chamada de fase com autoridade econômica, é uma etapa onde os pais são os tutores dos filhos e de sua liberdade, assim como tutelam propriedades, podendo também repassá-los a outrem.

  1. Explique como surge a primeira forma de organização estatal.

A república aristocrática surgiu devido à rebelião dos escravos; a revolta dos servos obriga os chefes de família a se unirem para se defender e conservar seus domínios.

  1. Explique a passagem da república aristocrática para a república popular.

A passagem da república aristocrática à popular ocorre pelo mesmo motivo que explica a passagem da fase das famílias: a revolta dos que estão sujeitos contra os que detêm o poder para sua vantagem exclusiva. Essa república popular visa democraticamente à preservação da liberdade em detrimento de um estado de licenciosidade.

  1. Explique a passagem da república popular para a monarquia.

A monarquia seria na verdade a própria república popular protegida contra seus males e viria, na visão de Vico, para proteger a liberdade do povo.

  1. Qual é a distinção entre a visão da história de Vico e a percepção dos antigos?

A visão de Vico se distingue das filosofias dos antigos por ser progressista, ele fala da evolução gradual do homem o homem, do estado bestial até a melhor forma de governo.

  1. Qual é o papel da Idade Média dentro do esquema histórico de Vico?

Vico também acreditava que as mudanças do Estado eram cíclicas e a Idade média serve de exemplo para ilustrar a queda, a decadência do homem na sociedade e perda de valores idealizados na era classicista grego-romana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com