TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime de competência e lançamento contábil

Artigo: Regime de competência e lançamento contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Regime de Competência

Regime de competência e lançamento contábil,é o lançamento efetuado do mês de competência da despesas ou da receita.

A receitas e despesas são registradas pelo fato de ser gerador,nao pela entrada e a saida do dinheiro do caixa.

A contabilidade se utilizar do regime de competência,ou seja,são contabilizados como receita ou despesas,os valores dentro do mês de competência quando gerador,na data onde ocorreu o fator gerador na data da realização do serviço,material,da venda,do desconto,não importando para contabilidade quando vou pagar ou receber,mas sim quando foi realizado o ato.

Princípio da competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

Regime de Caixa

Regime de caixa ,como instrumento de apuraçãoi de resultado,e uma forma simplificada de contabilidade,aplicado basicamente ás microempresas ou ás entidades sem fins lucrativos.Neste regime as receitas e despesas são contabilizadas somente quando elas entram no caixa.independentemente do momento em que foi recibidos,quando a percelas foi paga pelo cliente e não no momento em que se emite a nota fiscal.

Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no espectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.

Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.

O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.

As Receitas e despesas são registradas pela entrada e saida do dinheiro do caixa,não interessa quando elas foram gerados.

Exemplo

Uma Empresa fez um pagamento em outubro,referente a uma compra efetuada em setembro.o mês e o mês é de setembro que é onde a despesas ocorreu,independentemente do pagamento dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com